Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 28 de novembro de 2023

"A Lua de Joana" de Maria Teresa Gonzalez

Claro que já tinha ouvido falar deste livro mas ainda não o tinha lido. Uma oferta fantástica para o Natal para quem não sabe o que dar a alguém que ronde os 10/12 anos! 

Joana tem 13 anos, uma melhor amiga vítima de uma overdose sem que ela tenha desconfiado que ela se metia com substâncias perigosas. Aparentemente os pais da amiga constituíam uma família exemplar, sem problemas de maior, que a apoiavam e ouviam. 

Joana escreve a Marta. Pôe no papel o que lhe vai sucedendo no dia a dia, as suas inquietações e o seu desamparo pois tirando a avó, que vive com eles, a sua família sofre de algo muito em voga nos dias de hoje: não tem tempo! É muito boa aluna e gosta de estudar. Mas a sua avó, o seu porto de abrigo, morre e uma torrente de acontecimentos chegam para desestabilizar os dias de Joana. 

"Espera aí. Que cara é essa? Sabes perfeitamente que tenho muito que fazer, Joana.  Por mim, claro que ia para casa mais cedo, filha. Tomara eu ter tempo para jantar com a família! Não acreditei, mas voltei a sorrir, porque nada tinha para dizer. E percebi que os sorrisos servem para uma data de coisas, como, por exemplo, para tapar buracos que aparecem quando o mar das palavras se transforma em deserto." Pág 34

"De qualquer forma, não me distraiu nada, simplesmente porque não sabe ter qualquer espécie  de conversa. Aprendeu a ler e a escrever, mas, como a maior parte das pessoas da minha familia, não aprendeu a falar." Pág 94

A toxicodependência, a depressão, os problemas da adolescência e sobretudo, a falta de comunicação entre gerações, a falta de tempo das famílias, espelhadas num livro que já possui uns bons anos. Foi publicado em 1994 e, infelizmente, continua actual. Recomendo muitíssimo para todas as idades.

Terminado em 31 de Outubro de 2023

Estrelas: 5*

Sinopse

Ao lermos a «A Lua de Joana», não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…

Foi já há quinze anos que «A Lua de Joana» foi publicada. Com mais de 360 000 exemplares vendidos nas suas inúmeras edições, com traduções em seis países, impôs-se como uma referência incontornável na literatura juvenil portuguesa e mundial.

Cris

6 comentários:

  1. Um livro lindíssimo, que li logo na altura em que saiu. Sei que na altura, o fim, que foi inesperado (pelo menos eu não estava à espera) me comoveu imenso e me deixou com um nó na garganta. Gostei muito.
    Boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fim é avassalador! Gostei muito e também fui apanhada de surpresa!

      Eliminar
  2. Só conheço o livro por opiniões que fui lendo e que me deixaram curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Li na adolescência por recomendação de um professor de português, mas já não me lembro da história. Emprestei recentemente a uma colega, para um trabalho de escola da filha.

    ResponderEliminar