Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

"Falar Pela Noite Dentro" de Claire Daverley

As cores coloridas da capa atrairam-me e pensei logo num romance leve, o que me apetecia na altura. Muitos são os temas abordados mas a forma como a autora os trata não tornou o livro nem denso nem pesado.

Acompanha um casal de namorados pela vida fora, desde os seus dezasseis anos, e acompanha também e sobretudo os seus desencontros. Com características de personalidades diferentes, Will e Rosie são atraídos um pelo outro de uma forma arrebatadora e, quiçá, permanente. 

Esta história fala-nos, pois, de amores e de desencontros, de decisões que tomamos na vida que nos levam aos mesmos, muitas vezes tomadas para não ferir opiniões alheias. Caminhos que se tomam e que nos afastam das pessoas que nos podem fazer felizes ou infelizes. Como na vida.

A acompanhar este tema central, outros surgem, também eles nada leves: a perda de alguém e o luto que a acompanha, a depressão, o cancro, o suicídio e questões de género. A autora aborda todos estes assuntos de uma forma crua mas pouco aprofundada. Tampouco o poderia fazer dado a quantidade de páginas que não o torna num "tijolo"!

Todos os personagens possuem várias camadas, que vamos descobrindo no decorrer da leitura e que fazem o leitor refletir em muitos dos aspectos falados.

Porém, considero este Falar Pela Noite Dentro um livro prazeroso de se ler, nada pesado. A previsibilidade dele dá-nos segurança para avançar, sem medos de sermos surpreendidos no final, o que pode agradar a uns leitores e não a outros, ou, como foi o caso, lido no momento certo, este livro devora-se!

Terminado em 22 de Outubro de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

A história de amor do ano. Por vezes, as conversas mais importantes da nossa vida só terminam de manhã… O que fazer quando a única pessoa que devíamos esquecer é aquela que não conseguimos largar? Esta é uma história de amor belíssima e convincente entre duas personagens inesquecíveis, que nos vão deixar acordados pela noite dentro… Quando Will e Rosie se cruzam no final da adolescência, reconhecem-se imediatamente como almas gémeas. Rosie é muito focada e tem o futuro cheio de planos, uma rapariga perfeita aos olhos de todos, apesar da mãe controladora. Já Will tem o seu quê de rebelde e preocupa a sua avó, mas não deixa de mostrar uma maturidade muito própria. Apesar de todas as suas diferenças, um e outro são dois opostos que se atraem irresistivelmente. Apaixonam-se por entre olhares cúmplices, longas caminhadas até casa e telefonemas intensos no coração da noite, até ao momento em que uma tragédia que marcará as suas vidas para sempre apaga a possibilidade de ficarem juntos. Mas não consegue apagar a química inegável ou quebrar o sentimento de amor verdadeiro que os une, e Will e Rosie, incapazes de esquecer a história do que podia ter sido, continuam, com o passar dos anos e a partir das vidas que escolheram para si próprios, unidos como que por um fio invisível e infinito. William e Rosie. Rosie e William. Por mais que o tempo passe, esta é uma paixão impossível de conter. Às vezes estamos no sítio certo à hora errada. Esta é uma história sobre os caminhos imperfeitos e complicados pelos quais o amor nos conduz. Uma história de segundas oportunidades, e outras perdidas, das palavras que dizemos e das que ficam por dizer, da vida que se mete no caminho e talvez, quem sabe, da hipótese de corrigir o amor. Aquele amor, o único, que nos faz sempre voltar.  

Cris

1 comentário:

  1. Parece-me um livro interessante, de leitura fácil mas sem deixar de abordar temas importantes.

    ResponderEliminar