Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 13 de junho de 2022

"Uma Noite Não São Dias" de Mário Zambujal

Já perdi a conta aos livros que li de Mário Zambujal. De quando em vez lá estou eu a pegar numa obra sua. Espero sempre encontrar um personagem tipo, muito comum nos seus livros, aquele "tuga" espertalhão que pensa que sabe mais do que os outros, às vezes reguila, com trejeitos próprios. Aqui, não encontrei esse personagem tão característico e tive pena, é certo.

Muito própria é, sem dúvida alguma, a escrita deste autor. Peculiar, diria. Adoro quando escreve aportuguesando palavras estrangeiras! Assim, palavras como, "fait divers", "zapping", "T2", "Kitchenet" passam a "fédiver", "zépingue", "tê-dois", "quitechenete". Palavras essas que o nosso cérebro não reconhece à primeira mas que depois merecem o nosso sorriso.

Uma sociedade num futuro não muito longe, 2044, muito acéptica, organizada mas saudosista, é o que vamos encontrar nestas páginas. Um trio que se envolve, um desfecho inesperado. E muito humor, sempre o humor fino que já reconheço tão bem nesta escrita de Mário Zambujal.

Pergunto-me: ele será assim "cá fora"?

Terminado em 3 de Junho de 2022

Estrelas: 4*

Sinopse

Em linha com os livros Cafuné e Crónica dos Bons Malandros ambos assentes na ironia e em histórias cheias de pormenores imensamente cómicos.

"Uma Noite Não São Dias" é um romance pleno de humor e criatividade a que se junta a prosa escorreita tão característica do autor mais querido de Portugal. 

Cris

3 comentários: