Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 28 de maio de 2021

"Heather, Absolutamente" de Matthew Weiner

Às vezes um livro pequeno não é sinónimo de rapidez  na leitura e pode arrastar-me para algo que parece não ter fim! Poderá até ser bom,  mas o tipo de escrita lenta, detalhada e/ou lírica faz com que a fluidez não se faça.

Este livro é pequeno. Mas tem TUDO o que gosto num livro: lê-se com gosto porque prende a atenção, as personagens têm carácter e estão bem exploradas nos seus traços psicológicos e a trama, sempre num crescendo de expectativa, termina num twist final que me surpreendeu. 

Duas histórias contadas em paralelo, tão diferentes entre si como muitas há na cidade que nunca dorme, Nova York. Quem tem tudo e quem nada tem. A riqueza e a pobreza extremas, a lucidez e a demência, dois caminhos que poderiam nunca se cruzar mas que o destino quis que assim não fosse. Heather é uma adolescente rica e inteligente que não suporta ser mimada pelos pais, Bobby, um ex-presidiário, com tendências homicidas, criado por uma mãe prostituta e alcoólatra. 

O leitor teme e pressente a desgraça. A surpresa final, diferente do espectável, faz deste livro algo de muito especial. Um livro que me deu muito prazer ler.

Terminado em 18 de Maio de 2021

Estrelas: 6*

Sinopse

A família Breakstone vive num idílio de riqueza e status à volta da filha Heather, e tudo parece correr bem: bonita, compassiva e fascinante, ela é a maior bênção da vida de luxo que têm em Manhattan. Mas à medida que Heather cresce – e que o seu brilho atrai cada vez mais um interesse sombrio – a existência perfeita da família começa a fragmentar-se. Quando os novos vizinhos do andar de cima começam as obras de remodelação da penthouse, um estranho instável, criado na pobreza e na violência, invade a segurança das suas vidas confortáveis, ameaçando destruir tudo o que criaram.

Heather, Absolutamente é um romance deslumbrante e tenso que revela na perfeição o olho clínico de Matthew Weiner para as qualidades humanas que unem e separam a sociedade moderna.

Cris

2 comentários: