Mas mais do que apontar o dedo, denunciar, David Attenborough aponta soluções dando exemplos de alternativas já iniciadas com sucesso por alguns países. São tantos os lugares onde o Homem colocou o seu dedo destruidor que, por vezes, parece impossível existir um retorno. Mas há sim!
Este não é um livro sem esperança, embora seja avassalador compreender as pequenas estatísticas que o autor coloca no início de cada capítulo onde podemos comparar em vários anos o número da população mundial, o dióxido de carbono existente na atmosfera e as áreas naturais que restam...
Como referi, este livro não é um livro sem esperança! Através da sua vida e do que foi realizando ao longo dela, David Attenborough teve oportunidade de viajar pelo mundo e aqui dá-nos a conhecer alguns gestos, maiores ou menores, que vários países já colocaram em prática.
Este livro é mais um alerta que este Senhor de 94 anos quer deixar ao mundo. Palavras como biodevirsidade, cadeias alimentares quebradas, degelo, desflorestação, lixo (fertilizantes, plásticos, pesticidas) nos rios e nos mares, exploração sistemática dos solos e dos mares, TUDO fica retido na nossa cabeça quando se lê este livro.
Vamos todos fazer a nossa parte? Pode parecer pouco. Mas um mais um e mais um e mais um... Um livro, um alerta. Para ser lido.
Terminado em 31 de Janeiro de 2021
Estrelas: 6*
Sinopse
A verdadeira tragédia do nosso tempo: o declínio em espiral da biodiversidade do nosso planeta.
«Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade. Só quando milhares de milhões de organismos conseguem tirar o máximo partido de cada recurso e oportunidade que encontram, e só quando milhões de espécies vivem vidas que se interligam de modo a sustentarem-se umas às outras é que o planeta pode funcionar com eficiência. Quanto maior for a biodiversidade, mais segura será toda a vida na Terra, incluindo nós próprios. Contudo, o modo como nós, seres humanos, vivemos hoje na Terra está a colocar a biodiversidade em declínio. O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reator. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo.»
Cris
Bem interessante este livro. Boa partilha!
ResponderEliminar-
Alma desassossegada...
-
Beijo, e um excelente noite
A minha leitura atual 😊
ResponderEliminarTenho de ler. E de ver o documentário também...
ResponderEliminar