Comecei a ler este livro sabendo que se tratava de uma história verídica. Não fora isso, poderia pensar que alguns acontecimentos seriam relatos de um filme de ficção, criados e imaginados para dar aqui, a esta trama, alguma acção.
Esta é uma história de duas pessoas que se conheceram na guerra e que continuaram juntos após o seu terminus, contada precisamente por um dos genros do casal. Entre um prisioneiro de guerra neozelelandês e uma resistente eslovena. Alguns relatos parecem ficção de tão inacreditáveis que são! Também, como tantos outros, depois de se terem reunido no pós-guerra não mais quiseram falar do assunto. A vida que lhes tinha sido negada durante a guerra e todas as provações por que passaram, bastou para que desejassem recomeçar de novo, deixando o passado para trás. O autor, genro do casal, reuniu cartas e depoimentos e aqui está: um livro que gostei muito de ler e que nos transporta para uma altura em que estar no lugar certo a fazer o que nos era solicitado requeria coragem e determinação!
Vale a pena ler!
Terminado a 29 de Janeiro de 2021
Estrelas: 5*
Sinopse
Na Europa ocupada pelos nazis, dois estranhos conhecem-se por acaso. Um deles é uma resistente eslovena, que atira um bilhete amarrotado através de uma vedação de arame farpado e foge por entre a neve. O outro é um prisioneiro de guerra. O olhar de ambos cruza-se brevemente, mas é o suficiente para transformar as suas vidas para sempre.
Através da história verídica de Josefine Lobnik, uma resistente política que ajudou soldados e prisioneiros de guerra a escapar aos nazis, e de Bruce Murray, um soldado neozelandês que foi capturado na Grécia e enviado para a Eslovénia, Doug Gold apresenta-nos um retrato dramático das relações em tempo de guerra e da destruição que assolou a Europa e o mundo.
Narrada através dos relatos de fugas audaciosas, traições, tortura e retaliação, esta é uma notável história de amor que sobreviveu a todas as contrariedades.
Um testemunho extraordinário de duas pessoas comuns que viveram as inimagináveis dificuldades do bárbaro regime de Hitler.
Cris
Mais um excelente sobre o tema. Quuando vi o título, fez-me lembrar O rapaz do pijama às riscas, que ainda não li, mas vi o filme.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAc redito que seja um livro maravilhoso, de uma leitura agradável e fascinante.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Só a palavra /nome Hitler, me causa pânico... Acredito que seja um bom livro
ResponderEliminar-
Já anseio por uma nova Primavera
-
Beijo e um excelente fim de semana! :)
Este é um dos tantos livros sobre o Holocausto que gostaria de ler. O último que li foi "O Tatuador de Auschwitz".
ResponderEliminar