Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Ao Domingo com... Rosária Casquinha da Silva


Onde fica o meio do nada?

Se descobrir avise-me.

Hoje sei que estou no meio dos livros da Cristina Delgado e isso basta-me. Estou, também, na sua companhia e quero muito que me conheça. Bebemos um café enquanto falo de mim?

Nasci em Lisboa, mas sempre vivi em Cascais, uma vila charmosa a 20 minutos de carro da capital. Tenho 50 anos, mas sinto-me uma eterna miúda. Corro atrás dos meus sonhos, mesmo quando me dizem que nunca os vou agarrar. Não desisto facilmente. Se sinto que aquele é o caminho que devo seguir para concretizar o que me deixa realizada, encontro sempre forças para remar contra a maré. Aprendi a dizer ‘não’ há uns anos e isso mudou a minha vida para sempre. Aprendi a respeitar-me e a acreditar que sou digna de todas as minhas conquistas. Trago sempre um sorriso comigo (agora escondido por uma máscara… mas os olhos também riem, verdade?). Adoro surpreender quem está perto de mim. Licenciei-me em Relações Públicas e Publicidade, pelo Instituto Superior de Novas Profissões. Desde cedo que a energia das palavras é o meu alimento diário.

Escrevo quase todos os dias. Talvez seja por isso que tenho um blog o “Armazém de Ideias Ilimitada” em parceria com a minha mana de coração, a Susana Figueira. Escrever é ser e viver o que a imaginação me sussurra à alma. É eternizar memórias numa folha de papel. É partilhar com quem me lê aquilo que sou. É ser livre. É ser eu.

Desde muito cedo que o gosto pela escrita me acompanha. Em adolescente escrevia histórias policiais com as minhas amigas. Eram momentos de grande produção criativa. Também gostava de arriscar em grandes mistérios e histórias de amor. Quando me casei, escrevi o diário da minha lua de mel e depois houve uma pausa, talvez necessária, para amadurecer. Em 2019, frequentei um curso de Escrita Criativa e descobri que o meu registo literário é o conto, não mais parei de os escrever. Em Dezembro do mesmo ano, ganhei o Concurso Literário do Farol das Palavras com o texto ‘Estou em Casa’. Um ano depois participei na antologia Palavras Orientadas, Histórias Encontradas (Palavra Editora, coordenação de Laura Mateus Fonseca) com o conto ‘A fuga’. No final do ano passado publiquei o meu primeiro livro No meio do nada (Palavra Editora).

Leio muito, mas tenho sempre livros em fila de espera para serem lidos. Aposto que vocês também. Promovo e dinamizo o Clube de Leitura - Livros à Sexta em parceria com a mana de coração.

Adoro viajar, colecionar memórias, inspirar-me e aprender. Agora estou em modo ‘pausa’. Mas tenho pressa. Preciso de fazer as malas.

Tenho uma paixão incontrolável por escrever cartas e postais, sabendo que do outro lado da caixa de correio alguém vai ficar muito feliz. Lancei este mês o movimento ‘Cartas, atalhos que aproximam”.

Adoro desinquietar as pessoas. Sou casada com um homem fantástico que me ama incondicionalmente e que me apoia a 100% em todas as minhas loucuras. Este meu primeiro livro também é dele.

No meio do nada surgem estórias. Pequenas estórias. Verdadeiras, fictícias. Inspiradas em pessoas, lugares, objetos, sentimentos. Surpreendem, emocionam, soltam o riso, permitem uma lágrima. São o resultado de um ano de escrita, de transformação interior, num mundo estranho.

No meio do nada surgem desabafos, homenagens à natureza, mistérios, gentes, memórias e amores.

Cada short storie revela um pouco de mim. Se estiver atenta/o acabará por me descobrir, num aeroporto, numa noite de insónia, num apelo, numa igreja, junto a uma porta, numa brisa, abraçada a uma árvore, num sonho, numa fatia de bolo… no meio do nada.

Rosária Casquinha da Silva



4 comentários:

  1. Uma publicação com um conteúdo 5 estrelas! :)
    -
    São as nossas raízes, a linha da minha paixão
    -
    Beijo. Bom Domingo. Feliz dia de Sº Valentim.

    ResponderEliminar
  2. Que belo texto de apresentação de si: leve, fluente, inspirador e amável. Excelente.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Pode enviar mail para a Rosária, ela é que o vende. Rosaria.casquinha.silva@gmail.com

      Eliminar