Quando se lê uma autora que se gosta muito as comparações com outros livros dela já lidos são inevitáveis! Por já ter lido melhores, digo-vos que este não foi o que mais gostei dela. Creio que os temas de fundo abordados neste livro - violência doméstica, Síndrome de Estocolmo - poderiam ter sido tratados de uma forma mais exaustiva e profunda. Com isto não quero dizer que não gostei do livro, de todo! Queria apenas um pouco mais de páginas porque sei que a autora o conseguiria fazer com mestria!
A morte de duas senhoras, mãe e filha, provocadas por um fogo posto leva a uma busca por parte de Katy com o intuito de descobrir o culpado e ilibar, assim, o pai que se encontrava na cadeia acusado injustamente de ser o autor do crime.
Gostei particularmente de, a dada altura do enredo, o leitor saber mais sobre alguns acontecimentos do que alguns personagens e de existirem várias situações a acontecerem em simultâneo. Este facto motiva o leitor e incentiva-o a continuar, desejoso de saber pormenores e chegar ao fim.
A escrita de Lesley continua como sempre a conheci: intensa, emotiva, fluida. Os temas abordados são sempre actuais muito embora possam retratar épocas passadas, como esta obra que nos coloca nos anos sessenta. Outros dos aspectos que aprecio nesta autora é o facto de saber retratar muito bem os ambientes descritos colocando o leitor em épocas que não viveu mas sentindo-se verdadeiramente presente nelas. Tudo isto coloca algumas questões, sendo a mais relevante a que deixo a pairar aqui: serå que houve uma mudança suficientemente grande nas nossas mentalidades e hoje tratamos as vítimas de violência doméstica com a ajuda que elas merecem ou ainda existem preconceitos que nos fazem vê-las como as "culpadas" da situação que vivenciam? O que realmente mudou?
Terminado em 17 de Junho de 2019
Estrelas: 4*+
Sinopse
Katy Speed tem 23 anos e o sonho de viver em Londres, longe da pequena cidade de Bexhill-On-Sea e do temperamento difícil da mãe.
Enquanto não consegue escapar, acompanha avidamente a vida de Gloria Reynolds, a simpática e glamorosa vizinha da frente. Para Katy, entediada com a pacatez do seu dia a dia, as estranhas movimentações na casa de Gloria são um alimento para a imaginação...
Quem serão as mulheres que a visitam ao sábado num carro preto? E porque é que por vezes vêm acompanhadas de crianças? O certo é que essas atividades suspeitas provocam algum desconforto na comunidade. Uma noite, porém, um incêndio devastador vai por fim a tudo isso… e também à vida de Gloria e da filha. Depressa se torna evidente que se tratou de fogo posto, uma notícia chocante para todos mas principalmente para Katy, pois o principal suspeito é o seu pai.
Ela sabe que ele é inocente.
E vai fazer tudo para o provar... nem que para isso tenha de arriscar a própria vida.
Romance de amor e história de coragem, Em Nome do Amor é uma incursão perturbante ao lado negro das relações humanas. No magnífico retrato de uma época já distante, a autora bestseller trata com profundidade e coragem temas tremendamente relevantes ainda nos dias de hoje.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário