Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

"Se Esta Rua Falasse" de James Baldwin

Se à primeira página um livro me agarra, se a sua escrita me apaixona verdadeiramente ao ponto de me maravilhar logo nas primeiras palavras, sei que esse livro terá um lugar certo e seguro na lista dos meus preferidos.

Este livro pertence a essa categoria, essencialmente por duas razões que passo a enumerar:

1) A sua escrita é simplesmente maravilhosa. Simples, tão simples, mas contudo tão apaixonante! É através das palavras de Tish, uma jovem negra de 19 anos, que somos invadidos por sentimentos contraditórios que passam pelo amor e pela raiva; pela dor que a injustiça provoca e pelo puro prazer de sentir e saborear o amor que uma jovem possui pela sua família e pelo seu namorado; pela tristeza e amargura que o racismo provoca e pela alegria que é sentir que a solidariedade não é uma palavra vã e se traduz em acções concretas. 

Tish e Fonny vivem em Harlem, um bairro de NY. Não consegui situar no tempo esta história mas tendo em conta que o autor viveu entre 1924 e 1987, eu diria que o enredo passa-se por volta de 1950, altura em que James Baldwin partiu para França, fugindo do que considerava indigno na sua terra natal: o racismo, que serviu de mote para este romance! Fonny é acusado de ter violado uma mulher e é preso. Um complot foi urdido para que o acusassem injustamente. O enredo anda à volta dos acontecimentos que o levaram à prisão e das tentativas de o tirarem de lá. Tish e Fonny terão direito ao amor numa sociedade e época onde o racismo fala mais forte?

2) A segunda razão prende-se com o final abrupto que tive de reler mais de duas vezes. Tão simples e, no entanto, tanto para imaginar! Dois parágrafos apenas e tantas palavras por dizer, que foram ditas escondidas, que deixam espaço para o sonho!

Uma certeza fica depois de ter lido esta obra: é imperativo ler mais James Baldwin! 

Terminado a 19 de Setembro de 2018

Estrelas: 6*

Sinopse
Se esta rua falasse, esta seria a história que contaria: Tish, 19 anos, apaixona-se por Fonny, que conhece desde criança. Fazem juras de amor e conjuram sonhos para a vida a dois. Sensual, violento e profundamente comovente, este romance é uma bela canção de blues, de toada doce-amarga, com notas de raiva e ainda assim cheia de esperança. Publicado pela primeira vez em 1974, Se esta rua falasse é o quinto romance de James Baldwin, um dos nomes maiores da literatura americana do século XX e uma das vozes mais influentes do activismo pelos direitos civis.

Um romance manifesto contra a injustiça da justiça e uma história de amor intemporal, é hoje tão pertinente e tão comovente quanto no dia da sua publicação.

Cris

2 comentários:

  1. Fiquei presa à tua opinião e fui de imediato ver se havia James Baldwin na minha biblioteca. Não existe este, infelizmente, mas têm outro - Numa terra estranha. Vou anotá-lo e virá comigo um dia destes!
    Obrigada!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, eu amei este livro. Tão representativo de uma época e ainda tão actual! Beijinho

      Eliminar