Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

"A Sereia de Brighton" de Dorothy Koomson

A leitura deste livro constituiu uma dupla surpresa para mim. 

Já li alguns livros desta autora e tenho na estante outros por ler (como já vai sendo habitual!), e gosto mais quando ela opta por um registo maioritariamente marcado por um enredo onde a acção é célere, com mistérios, intrigas e mortes, um thriller portanto. 

Mas achei este livro excepcionalmente bem conseguido. Para verem como este mistério conseguiu baralhar o meu tico e teco, digo-vos que, alturas houve, duvidei de alguns personagens ao mesmo tempo, achando-os capazes de serem os culpados das várias mortes e desaparecimentos que o livro revela... Uma caracterização esplêndida dos comportamentos humanos, de como um acontecimento marcante pode alterar profundamente uma pessoa deixando-a com transtornos psíquicos para a vida toda (é abordado aqui os transtornos obsessivo-compulsivos)! Várias personagens com características que fazem deles suspeitos dos crimes cometidos. E esse aspecto, o de conseguir incutir a dúvida no leitor, faz devorar as páginas rapidamente. Isso juntamente com a escrita atrativa, mas simples, da autora. 

O enredo é alucinante e a personagem principal, inteligente, perspicaz e dedicada. E não, não consegui adivinhar quem era o autor dos crimes e desaparecimentos!

A segunda surpresa com que a Porto Editora me presenteou, foi ter sido colocada na badana do livro uma frase minha que escrevi no blogue aquando da minha leitura de "Os Muitos Nomes do Amor", um dos livros desta autora que li. Podem ver a minha opinião aqui! Não posso negar que foi uma agradabilíssima surpresa, tendo ficado muito contente com o facto. Aliás, esta foi a segunda vez que a Porto me presenteou com uma surpresa destas: a primeira foi no livro "A Montanha entre nós" de Charles Martin.

Um livro para ser lido em pouquíssimos dias tal é o ritmo acelerado que o leitor se impõe a si próprio ao tentar descobrir os mistérios que compõem o enredo e que recomendo sem reservas! A imaginação da autora não tem limites!

Terminado em 29 de Setembro de 2018

Estrelas: 5*

Sinopse
As adolescentes Nell e Jude descobrem o corpo de uma jovem na praia e, quando ninguém o reclama, a vítima passa a ser conhecida como A Sereia de Brighton. Três semanas mais tarde, Jude desaparece e Nell, ainda chocada com os acontecimentos na praia, fica completamente desamparada.

Passados 25 anos, Nell vive atormentada pelo passado, abandonando o emprego para descobrir a verdadeira identidade da jovem assassinada – e o que aconteceu à amiga naquele verão inesquecível.

Quanto mais perto fica da verdade, maior é o perigo. Alguém parece estar a seguir cada passo de Nell, que já não sabe em quem confiar.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário