Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

"O Rapaz à Porta" de Alex Dahl

Realmente nem sei porque não dei 6* a este livro. Tem tudo o que gosto num livro. A leitura é muito rápida, sem momentos mortos e o enredo não pára de nos surpreender. É viciante, até! 

As duas personagens femininas centrais possuem desvios de comportamento diferentes e que considero graves mas, mesmo assim, como leitora não pude deixar de sentir empatia com ambas. O que achei estranho e só consegui explicar através da escrita absorvente da autora e do ritmo acelerado que ela consegue manter ao longo de toda a história. 

Cecília parece perfeita em tudo o que faz. Parece, mas não é! E quando fui confrontada com pequenas confissões da sua parte, em que nos apercebemos das suas (grandes) mentiras, senti alguma estranheza e sim, emiti juízos de valor em relação a ela.

Já por Annika senti alguma compaixão devido à sua infância repleta de abusos mas, partes houve, em que me revoltei contra esta menina/mulher que nunca conseguiu dizer "basta!" e que repetia invariavelmente um ciclo do qual não se conseguia livrar. No entanto, a sua conduta piora consideravelmente e nem os abusos sofridos "desculpam" o seu comportamento em relação a Tobias, um menino de oito anos que ninguem deseja verdadeiramente. 

Numa época em que surgem desalmadamente thrillers onde crianças desaparecem, este livro trouxe algo que me encantou logo desde o início: o aparecimento de um menino vindo do nada. E começa, assim, uma história que nos prende logo nas primeiras páginas. Contada a três vozes, a dos personagens referidos anteriormente, pareceu-me uma história em tudo plausível, sem falhas. Verdadeiramente viciante e com viragens muito rápidas de direcção em relação ao enredo, embora algumas vezes, facilmente detectáveis. Esse pormenor não me fez de todo perder o interesse porque as personagens são muito ricas psicologicamente. Estando "dentro" das suas cabeças o horror em relação aos seus pensamentos é maior.

Um livro para pegar e não largar! Aconselho vivamente!

Tive o prazer de conhecer e conversar um pouco com a autora, Alex Dahl. Foi um encontro que a editora porporcionou a alguns bloguers que aceitaram encontrar-se para uma conversa muito agradável, onde os livros e o processo criativo foram o mote. Simpática e conversadora, a autora desvendou alguns pormenores que estiveram por detrás da sua escrita, das suas escolhas para o enredo. Gostei muito!

Terminado em 17 de Outubro de 2018

Estrelas: 5*

Sinopse 
Cecilia Wilborg tem a vida perfeita: um marido atraente, duas bonitas filhas e uma grande casa em Sandefjord, uma cidade que parece tirada de um bilhete-postal. Ela esforça-se para manter tudo como está, pois um erro do passado pode destruir-lhe o presente.

Annika Lucasson vive uma vida sombria com o namorado abusivo e traficante de drogas. Já perdeu tudo muitas vezes e agora tem uma última oportunidade de se salvar, graças a Cecilia. Mas, Annika conhece o seu segredo e o que Cecilia está disposta a fazer para que tudo acabe.

Então aparece Tobias, um rapaz de oito anos, sozinho e sem amigos. Mas que ameaça fazer desmoronar o mundo de Cecilia.

O quer ele de Cecília?

Cris

2 comentários:

  1. Olá Cris,
    Obrigada pela opinião.
    Fiquei curiosa e estou desejosa de ter o livro nas mãos. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudia, olá! Eu gostei muito. Rendi-me ao fim de pouquíssimas páginas...beijinho.

      Eliminar