"A ligeireza da política e a dos amores vadios são duas faces da mesma superficialidade. Ou vaidade. Todos os homens poderosos o são, vaidosos e superficiais, no julgamento dos outros, tidos como inferiores, por natureza."
"Há horas de safadeza e horas de grandeza. No mesmo homem. Somos um bocado disso tudo. O amor e o ódio, o bem e o mal, o infinito e a finitude."
"(...)para que se não perca a prova de como somos hábeis a enganar-nos a nós próprios. Somos capazes de criarmos uma vida paralela de enganos e fazer dela a vida verdadeira."
"Nunca se larga o sítio das origens. Ou se faz da vida um esforço por enaltecê-lo. Ou se faz da vida um esforço por apagá-lo."
"O tempo é um livro de leitura lenta que se vai mostrando nas dobras de um segredo permanente."
"A história é feita de mitos e lembranças, do que resta e do que se esbateu. Ai de quem a quer fazer com documentos! A História é como a vida. Há sempre muitas maneiras de dizer a mesma coisa. Não cabe num documento!"
"A Padeira é um símbolo, como Aljubarrota é um símbolo.Sempre que o homem tem algo de muito profundo a transmitir, transmite-o por símbolos. O símbolo é aquela parte invisível da realidade que ultrapassa o tempo. De nada serve a interpretação racional do símbolo. O símbolo não entra no campo da racionalidade. Sente-se, é tudo. Mas que houve Padeira, houve. E tantas!"
Sem comentários:
Enviar um comentário