Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 1 de maio de 2017

"Uma Esperança Mais Forte do que o Mar" de Melissa Fleming

      Todos falamos neles, nos refugiados. Vemos imagens na TV. Imagens de terror, guerra. Cenários de horror, onde "eles" se espelham. No entanto, estão longe. Alguns aproximam-se dos países onde nos encontramos mas continuam longe de muitos de nós, continuam sendo "eles".
      Melissa Fleming, a autora, é a Directora de Comunicação e porta-voz do Alto-Comissariado das Nacções Unidas para os Refugiados. Com este livro conta-nos a história de Doaa Al Zamel, da sua família e de alguns amigos seus. São momentos impressionantes e que nos tornam mais próximos aqueles que para muitos de nós continuam a ser "eles". Foi isso o pretendido e eu diria que foi plenamente conseguido. Por mais que tentem imaginar, garanto-vos que não conseguem ter ideia do que Doaa passou. Aliás, mesmo lendo o livro, a sua história de vida parece um conto de ficção. Só que um conto de tragédia e horror. Inimaginável! 
      Assim, aqui, os refugiados passam a ter um nome. E uma história. História que nos faz pensar, que nos aproxima dessa tragédia que é o sentir que não se pertence a lado nenhum, que não podemos ficar na nossa terra, que ninguém se interessa, que não temos um lugar nosso onde ficar a salvo.
      Uma história de arrepiar que deve ser lida por todos. Pela história de Doaa, mas também, pela forma simples, directa mas sem sentimentalismos exagerados, como a autora relata os acontecimentos, atribuo a nota máxima. Recomendo sem reservas. Um livro que deve ser lido. Mesmo.

Terminado em 25 de Abril de 2017

Estrelas: 6*

Sinopse
"Uma Esperança Mais Forte do que o Mar" é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam largos milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa, tentando escapar a uma guerra que destruiu o seu país. Esta é a história extraordinária de uma jovem corajosa e da sua luta pela sobrevivência. «Melissa Fleming é a porta-voz mais competente que eu encontrei em 45 anos de vida política e profissional. Mas o que este livro demonstra vai muito para além disso. Ele revela não só o conhecimento profundo do tema dos refugiados em toda a sua complexidade, a inteligência das análises e o talento literário da autora, mas também uma extraordinária sensibilidade humana, um profundo empenhamento militante numa causa tão nobre e uma total solidariedade com os que sofrem, com os mais vulneráveis dos vulneráveis neste mundo cruel. Um livro admirável duma autora que o não é menos.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário