Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 9 de maio de 2017

Experiências na Cozinha: Requeijão de Amendoa

Já há muito que tenho deixado de lado esta rúbrica do blogue... Tenho feito algumas receitas mas, a maior parte das vezes, tenho-me esquecido de tirar fotos. Por acaso esta, de tão fácil e rápida que foi de fazer, teve direito a foto e venho mostrar-vos algo que me agradou muito. 

As minhas receitas têm passado por algo mais alternativo e tenho comido, sempre que posso, comida vegetariana. Por vezes, faço bebidas para o pequeno almoço. Sumos e "leites". A última que fiz foi a bebida de amêndoa porque queria experimentar o "chufamix" (para quem não conhece pode ver na fotos em baixo) mas ela pode ser feita num liquidificador, na Bimby ou noutro processador de alimentos. Depois de triturar a amêndoa com o dobro ou o triplo do seu peso em água é só espremer para separar o líquido do resíduo. Há por aí muitos vídeos explicando este processo que é muito simples e não tem grandes segredos. Sei que o resíduo que sobra pode ser aproveitado para fazer bolachas e outras coisas mais mas tenho-o congelado para uma receita que me agradasse mais. E ao pegar no livro da Maria João, da qual sigo o blogue há muito (Clavel's Cook), vi a receita perfeita - o Requeijão de Amêndoa! Resolve o meu problema de manhã ao pequeno almoço porque a maior parte das vezes como um pão escuro com qualquer "manteiga" que tenha.

Basta temperarem o resíduo com um pouco de sal (uso sal marinho integral), pimenta, orégãos, alecrim e alho (ou o que mais quiserem). Fica gostoso e é muito fácil de fazer. Já tenho marcadas as páginas com mais algumas receitas que quero fazer. As próximas são o Pão de Espelta e Batata Doce e as Barritas Energéticas de Morango.

O livro, como o nome indica, faz-nos viajar pela culinária segundo doze ingredientes diferentes, a saber: a abóbora, a amêndoa, a aveia, a batata-doce, a beterraba, a cavala, a ervilha, o frango, o morango, a pera, a pescada e o tomate. Há receitas para todos os gostos, portanto!

Aqui ficam as fotos: 


 




Cris

2 comentários:

  1. E de sabor? É amargo, ácido, doce?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Mary, como coloquei o alho tem um travo a picante... Creio que a amêndoa é perfeita e apanha o sabor que colocares.

    ResponderEliminar