Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 9 de outubro de 2011

Ao Domingo com... Eugénia Ponte

"Imagino que a primeira pergunta que estão a fazer é:
- Maria Eugénia Ponte? Quem será? Então, eu esclareço-vos:
- Chamo-me Maria Eugénia Ferreira da Ponte, tenho 57 anos e considero-me uma pessoa muito simples. Moro numa aldeia pequenina, onde nasci, nas Obras Novas, freguesia do Carregado e concelho de Alenquer. Interesso-me por pintura, fotografia, artesanato, adoro ler e escrever é a minha paixão. O que escrevia guardava para mim e para os amigos mais próximos. Uma amiga muito querida chamava-me, a brincar, “Senhora das letras bonitas” e, um belo dia, resolvi partilhar com toda a gente essas “letras bonitas”, já depois dos 50 anos.
- Porquê tão tarde?
- Porque todas as coisas têm um momento certo para acontecer, porque estamos sempre a tempo de realizar os nossos sonhos.

E em Agosto de 2007 editei o meu primeiro livro, um romance “Desencontros Virtuais” (Edições Ecopy) (http:// eugeniaponte.blogspot.com/), e nunca mais parei. Em Outubro de 2009, uma compilação de 10 contos infanto-juvenis, “A Gaivota que tinha medo do mar” (Lugar da PalavraEditora) (http://www.lugardapalavra.pt/) (http://eugeniaponte2.blogspot.com/). Em Novembro de 2010, sou convidada pela editora para ser coordenadora e co-autora de “Heróis à Moda de Lisboa”, um projecto literário inserido na colecção "Heróis à Moda de...", da editora Lugar da Palavra, que pretende divulgar os falares e as tradições de várias regiões do país, através da magia do conto. (http://heroisamodadelisboa.blogspot.com/) Em Maio de 2011, colaboro, também, com dois contos no livro “Contos Cruzados” (http://www.bubok.pt).

Neste saltitar de géneros literários, do romance para os contos, para adultos e para crianças, encontrei o que realmente me dá prazer: escrever para crianças e jovens. Entrar no mundo infantil é uma experiência fascinante e escrever um conto é como vestir a pele de criança e deixar a imaginação voar ao encontro do que é puro, sincero e transparente.
Por isso, acabei de editar novo livro que foi lançado no dia 2 de Outubro de 2011, dando continuidade ao meu segundo livro, “A Gaivota que tinha medo do mar”, desta vez dedicado exclusivamente ao fantástico mundo das abelhas, com o titulo “Abelha Zena, a Rainha Serena”.(http://abelhazena.blogspot.com/ e http://www.facebook.com/#!/groups/226254387425600/)

Este livro começa por falar de AMOR, mais concretamente do Amor de Mãe e termina precisamente com a palavra AMOR.
Ao escrever estes contos (ou este conto em 10 capítulos), eu lembrei-me muitas vezes da pessoa mais especial e mais importante da minha vida, a minha Mãe. É a ela que dedico este livro, em particular, mas ele é dedicado também a todas as mães em geral. Porque todas as mães fazem, junto dos seus filhos, assim como que o papel que a Abelha Zena tem na sua colmeia. Neste momento, estou completamente apaixonada por Zena mas podem ver isso acompanhando o blogue ou o grupo no Facebook.
A mensagem que eu gostava de vos passar, mais do que me apresentar e falar-vos das minhas aventuras no mundo da escrita, era que se algum dia vos passou pela cabeça escrever um livro, não se deixem ficar pelo “um dia hei-de escrever” e comecem já. É um desafio!"

Eugénia Ponte

Sem comentários:

Enviar um comentário