Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Querer é poder!


Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 246
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228277

Fiquei sem palavras e a pensar nesta leitura quando acabei de ler as últimas páginas! E há tanto para dizer!

Primeiro, pela história em si. Fantástica! Como se consegue lutar e vencer uma doença tão incapacitante, como são precisos anos para o fazer e às vezes como o desespero nos leva tão fundo... Fiquei a conhecer melhor o Síndrome de Tourette, a POC (Perturbação obsessivo-compulsiva) e todos os problemas de ansiedade que daí advêm. História verídica que nos faz pensar como a força de vontade aliada ao amor pode vencer problemas físicos, para nós, inimagináveis.

Em segundo, pela forma como está escrito. Os capítulos pequenos, propiciam uma leitura rápida mas intensa, comovente, tais são as dificuldades sentidas por Cory. Os seus movimentos involuntários, aliados aos efeitos secundários provocados pela intensa medicação, levaram-no a passar por situações extremas, que nos comovem e arrepiam. É com um sentimento de impotência que assistimos ao aumento das dosagens dos seus medicamentos que vão dos antipsicóticos até aos antidepressivos... Relatado na primeira pessoa, de uma forma simples e crua, sentimo-nos na sua pele e passamos pelas mesmas dificuldades tanto físicas como de aceitação social que lhe vão surgindo desde a infância até à sua adolescência.

Foi uma boa escolha esta leitura, tanto mais que a mensagem que nos transmite é de esperança e de como, com amor, se consegue ultrapassar as barreiras que nos limitam o caminho. Muito bom! Um livro que não nos deixa indiferentes. De todo!

Terminado em 7 de Agosto de 2011

Estrelas: 5*

Sinopse

Uma manhã, quando tinha quase cinco anos, Cory Friedman acordou a sentir uma incontrolável vontade de abanar a cabeça. A partir desse dia, a sua vida transformou-se numa agonia de tiques irrefreáveis e involuntários. Cory embarcou então numa odisseia que se prolongou por treze anos, de tratamento em tratamento, à procura de uma luz ao fundo do túnel. 
Cory, a quem foi diagnosticado o síndrome de Tourette, viveu longos anos sob um regime médico duro e em permanente mutação que o deixou a sentir-se como uma verdadeira cobaia. Rapidamente passou a ser difícil distinguir os tiques sintomáticos da sua doença dos que eram efeitos secundários das inúmeras combinações de medicamentos a que foi sujeito ao longo da sua penosa caminhada pela infância e adolescência. A única certeza de Cory era a de que continuava a piorar. Mas com o amor da sua família e o apoio de alguns professores e profissionais dedicados, Cory lutou pela sua vida e alcançou feitos notáveis em que poucos apostavam. 
Força de Vontade é a história verídica e emotiva da batalha de Cory pela sobrevivência, contra as maiores adversidades. Escrito por James Patterson e pelo pai de Cory, Hal Friedman, com o ritmo absorvente de um thriller, é o relato comovente da coragem, determinação e triunfo final de uma família a braços com uma situação desesperante.

2 comentários: