Um homem recebe uma carta de uma desconhecida no seu aniversário. Uma carta de amor de alguém que o amou uma vida inteira, que se atravessou no seu caminho algumas vezes mas a quem ele nunca deu importância, sequer se lembra dela. Conta-lhe como o conheceu, como o amou loucamente, física e emocionalmente sem que ele desse por isso.
Uma pequena novela que se lê num ápice mas que deixa o leitor a pensar. Quantas vezes alguém terá passado na nossa vida sem termos reparado nela? Quantas vezes atribuímos importância a outrem que nem sabe que existimos?
A escrita de Stefan Zweig é muito intensa, e muito rapidamente sentimos uma empatia muito grande pela dor dessa mulher que passa completamente despercebida na vida do personagem principal - um famoso escritor boémio, insensível. Uma mulher que se cruza com ele desde tenra idade, que consegue fazer parte de momentos muito intensos na vida desse escritor, que vê a sua vida transformar-se devido a um acontecimento imprevisto mas que prefere calar-se e passar despercebida. Uma mulher que nunca força, nunca se impõe. Escolhas que impactam as nossas vidas e a dos outros.
Leitura reflexiva, curta mas poderosa. Escritor a ter em conta para ler tudo. Recomendado.
Terminado em 8 de Março de 2025
Estrelas: 5*
Sinopse
Um romancista vienense em voga toma conhecimento, ao ler o seu correio,
de que uma mulher o ama secretamente, com um amor absoluto e que dura há
vários anos. Intrigado, o escritor apercebe-se de que essa paixão
surgiu numa rapariga de apenas 13 anos e que continua na mulher já
adulta.
Cris
Parece-me uma premissa interessante.
ResponderEliminarTenho-o e não sabia que era essa a história. Ando para o ler há anos.
ResponderEliminarBoa semana:))