Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Experiências na Cozinha: "EMENTA Planeada, COZINHA Organizada"



Aquela beringela estava no meio das outras, de nariz empinado, à espera de ser escolhida e sonhava com aquilo em que se podia transformar.

Sentiu-se observada, passou de mão em mão e viu-se depois num sítio confuso onde estavam outros  legumes.

Alguns riram-se porque nunca tinham visto uma beringela com nariz e, entre eles, iam comentando, animados,  sobre o destino que os esperava...

Ao chegar a casa, estava o livro "Ementa planeada, cozinha organizada" que começou logo a chamar a beringela..."olha, olha, repara aqui nas minhas folhas...vais transformar-te nesta bela iguaria".

A beringela espreitou, gostou do que viu e disse logo ao alho francês,  ao tomate, à cenoura, à courgete e aos alhos, que iriam participar num evento de onde sairiam todos muito diferentes.

E assim foi. A beringela de nariz empinado acolheu no seu colo os outros vegetais e todos se sentiram felizes por darem o seu melhor numa bela refeição.

Mas a beringela de nariz empinado e o seu colega tomate sabem muito bem que pertencem a um tipo de alimentos - as solanáceas - e que, por isso,  não devem participar com frequência nestes eventos gastronómicos.

É que as solanáceas têm uma toxina - a solanina - que faz algumas maldades aos humanos que as consomem muitas vezes:   é dificil de eliminar e, por isso, se acumula nos orgãos e causa inflamação,  altera o PH do sangue, interfere com a absorção de vitamina D e pode causar rigidez muscular e dores nas articulações, sendo desaconselhável o seu consumo por pessoas com doenças autoimunes, principalmente artrite, por causa do seu efeito inflamatório.

Por isso, aquela beringela sabe que só foi escolhida por aquela cozinheira, por ser especial  e porque iria ser usada apenas numa receita que valesse a pena.

Depois de tudo pronto,  chegou a hora da foto de grupo: a beringela com os vegetais no seu colo em conjunto com o livro que ajudou na sua transformação e alguns adereços que, vaidosos, se juntaram logo ao grupo.

E todos agradeceram ao livro da Sónia Marcelo ter consigo aquela receita, porque  tiveram a oportunidade de se conhecerem, ficaram todos com um ar muito apetitoso e contribuiram para a satisfação de quem os escolheu e transformou.





Palmira e Cris

3 comentários: