Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 14 de maio de 2018

"A Mulher à Janela" de A.J. Finn

Fiquei completamente estarrecida ao terminar este livro. Tāo, mas tāo bom! Fiquei sem palavras! Precisam de ler este livro, caso ainda nāo o tenham feito!

Pegando numa fobia gravíssima (agorafobia*) que pode impedir os doentes de ter uma vida normal e transpô-la para estas páginas fazendo-a o mote para esta trama fabulosa, o autor foi, decididamente, inteligente, fazendo resultar em pleno esta leitura. Gosto muito quando um autor, a partir de um facto real, neste caso uma doença que afeta milhares de pessoas, desenvolve toda uma trama complexa onde a ficçāo se mistura com a realidade na perfeiçāo.

Anna nāo sai de casa. Há 10 meses que nāo abre sequer uma janela. Tornou-se desleixada com o que a rodeia, inclusive com a sua higiene pessoal. Bebe. Bebe muito. Passa o tempo num chat onde pessoas com a mesma fobia desabafam e ela tenta ajudar. Às vezes consegue, ajudar os outros, nāo a si mesma. É psicóloga clínica. Tudo tem de pedir que lhe seja entregue em casa. As compras, o psiquiatra... Que trauma esconde? O que fez despoletar esta fobia que a impede de fazer a sua vida normal e sair de casa? 

Anna pega frequentemente na sua máquina fotográfica e espreita à janela. Tira fotos e serve-se da objectiva para chegar onde o seu olhar nāo alcança. Um dia assiste a um crime na vivenda à frente. Chama a polícia. Nāo há cadáver. Tudo parece calmo. Quem vai acreditar na sua palavra? Anna nāo é, aos olhos de quem a vê, uma pessoa confiável. Será que sofre de alucinaçōes?

Um thriller de perder o fôlego, com surpresas a todo o instante. Nada é o que parece! Muito bom mesmo. Recomendadíssimo.

* Agorafobia é uma perturbação de ansiedade caracterizada por sintomas de ansiedade em situações que a pessoa percepciona como inseguras ou das quais é difícil sair. Entre estas situações estão espaços abertos, tráfego viário, centros comerciais ou simplesmente qualquer situação em que a pessoa se encontre fora do local de residência. Quando a pessoa se encontra numa destas situações, o sintoma mais comum é um ataque de pânico.(Wikipédia) 

Terminado em 6 de Maio de 2018

Estrelas: 6*

Sinopse
Anna Fox não sai à rua há dez meses, um longo período em que ela vagueou pelos quartos da sua velha casa em Nova Iorque como se fosse um fantasma, perdida nas suas memórias e aterrorizada só de pensar em sair à rua. A ligação de Anna ao mundo real é uma janela, junto à qual passa os dias a observar os vizinhos.

Quando os Russells se mudam para a casa em frente, Anna sente-se desde logo atraída por eles - uma família perfeita de três pessoas que a fazem recordar-se da vida que já teve. Mas um dia, um grito quebra o silêncio e Anna, da sua janela, testemunha algo que ninguém deveria ter visto e terá de fazer tudo para encobrir o que presenciou. Mas mesmo que decida falar, irá alguém acreditar nela? E poderá Anna acreditar em si própria?

Para saber mais sobre este livro, aceda ao site da Editorial Presença aqui.

Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário