Desafio quem ainda não leu Ken Follett a fazê-lo! Aposto que vai gostar e apaixonar-se pela escrita deste autor. Se é certo que ele possui vários livros sobre diferentes conteúdos também é certo que em todos eles se nota uma pesquisa exaustiva sobre os temas tratados o que revela uma busca alargada sobre assuntos variados, não cansando nunca o leitor.
Mas, a magia de Ken Follett está longe de se ficar por aqui...
É na forma da sua escrita, no seu discurso, que reside o poder que este autor exerce na atenção do leitor. Quando se dá por isso as páginas já voaram e chega-se perigosamente perto do final mesmo sem querer. Sim, porque é disso mesmo que se trata: não se quer abandonar, nem terminar, um relato que nos está a levar para outros lugares, outras épocas, e nos está a saber bem!
Este livro, mais uma vez, cumpriu com essa missão: transportou-me para a Inglaterra do século XIX, numa viagem que fiz com muito prazer. Os lugares, os hábitos e costumes das classes poderosas vs classes de menos posses, as finanças e as intrigas que manipulam o poder, os amores impostos, os que jogam ao amor e também, claro está, o amor verdadeiro e as dificuldades que encontra. Os personagens apaixonam-nos de imediato, mesmo aqueles que possuem um carácter malévolo e que vencem através do mal têm o condão de nos enfeitiçar e quase desejamos que nada lhes aconteça e que no final sofram uma reviravolta convertendo-se em pessoas de bem... Corajosas, manipuladoras, intriguistas, sofredoras, vencedoras, todas elas captam a nossa atenção pelos mistérios que encerram.
Intrigas e corrupção política e financeira, suspence, traição, assassinatos, misturados com uma dose de romance q.b. fazem deste romance um livro a pegar e não mais largar. Percorremos trinta anos nestas quinhentas e tal páginas, sempre desejando que não tenham fim. Recomendo fortemente!
Para mais informações vejam Editorial Presença aqui!
Terminado em 5 de Abril de 2015
Estrelas: 5*
Sinopse
Inglaterra, 1866. O verão anuncia-se quente e, numa tarde de maio, um jovem morre afogado numa pedreira inundada de água. O incidente ocorre em Windfield School, uma escola frequentada por rapazes oriundos de classes abastadas, permanece encoberto em mistério conduzindo a uma trágica saga de amor, poder e vingança que envolve sucessivas gerações de uma família de banqueiros.
A história decorre entre a riqueza e a decadência de uma Inglaterra vitoriana, entre a City londrina e colónias distantes. O leitor acompanha a família Pilaster durante o período áureo do império britânico. Ken Follett inspirou-se num caso real de bancarrota ocorrido no século XIX para escrever este romance extraordinário.
Sem comentários:
Enviar um comentário