Livro relativamente pequeno mas de difícil leitura devido ao seu conteúdo. Como o são todos os relacionados com o Holocausto. E, por isso mesmo, de leitura obrigatória.
Pouco tenho a dizer. Jan Karski é uma testemunha. Viu, visitou o gueto de Varsóvia, saiu e tentou convencer o mundo a parar com tal horror. Ninguém o ouviu. O extermínio dos judeus na Europa foi um crime cometido por quem infringiu o horror que nós sabemos ou ouvimos falar mas também por quem fechou os olhos e os ouvidos e não quis saber... Solução mais fácil essa o de não "saber de nada"!
Saber viver com tamanha realidade foi um percurso, a maior parte das vezes, solitário que Jan teve de aprender a lidar. Sobreviver a um campo de concentração também contribuiu para que muitas vezes se remetesse ao silêncio. Mas como testemunha, Jan tinha de contar o que viu e o que viveu.
Recomendo!
Estrelas: 5*
Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal no Ensino Secundário.
Varsóvia, 1942. A Polónia foi devastada pelos nazis e pelos soviéticos. Jan Karski é um mensageiro da Resistência polaca junto do Governo no exílio, em Londres. Encontra dois homens que o conseguem introduzir clandestinamente no gueto de Varsóvia, para que ele possa dizer aos Aliados o que viu e preveni-los de que os judeus da Europa estão a ser exterminados.
Impõe-se a terrível pergunta: Porque é que os Aliados permitiram o extermínio dos judeus da Europa?
Este livro, que combina os meios do documentário com os da ficção, conta a vida desse aventureiro que foi também um Justo.
Sem comentários:
Enviar um comentário