Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Convidada Escolhe... "Milionária"

Ao ler estas palavras da Teresa lembrei-me de "O Retorno" que ainda está na estante para ser lido e do qual me falaram muito bem, e de "O Retornado" de Júlio Borges Pereira, que já li e onde podem ler a minha opinião aqui! (Cris)

Iniciei a leitura deste livro com uma curiosidade acrescida devido ao facto de ter sido escrito pela adorável Luisa Monteiro e ser tão somente o reflexo da sua vida e vivências...

Já conhecia alguma da sua obra poética e este seu primeiro livro, de cariz auto-biográfico deixou-me deveras expectante... e não me desiludiu!

Numa primeira fase, a autora relata-nos como a sua familia chegou a África, mais propriamente a Angola.

Depois entramos em pleno na vida de Luisa Monteiro... e que vida...

Uma vida recheada de situações duras e tristes mas também de alegrias, muita garra e força que determinaram a mulher forte e plena de alegria de viver que é Luisa Monteiro ou se quiserem, Isa Pontes.

O relato da sua infância emocionou-me, da sua “fuga” para Angola e posterior crescimento, encantou-me, as dificuldades que enfrentou após a morte do pai dos seus filhos deixou-me de “nó na garganta”, a sua vinda para Portugal, na Ponte Aérea de 1975 fez-me sofrer, mas conhecer a capacidade de luta e sobrevivência desta Mulher, engrandeceu-me...

As imagens criadas pela autora, levam-nos por caminhos ora tristes e sombrios, ora felizes e coloridos.

A escrita de Isa Pontes é simples, despretenciosa e emocionante... rendi-me à sua prosa como anteriormente me tinha rendido à sua poesia.

Um livro que nos prende a atenção, sabendo logo de inicio ser auto-biográfico, que recomendo sem reservas e certamente terá o mesmo efeito em todos os que como Isa Pontes,vieram de África despojados de quase tudo mas que guardaram na sua memória as vivências felizes e engrandecedoras que por lá tiveram...

Obrigada Isa, aliás Luisa, por partilhares a tua história de vida que te tornou MILIONÁRIA!

Teresa Carvalho

1 comentário: