Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 11 de novembro de 2012

Ao domingo com... Carlos Daniel


"Que coisa é esta de ser escritor, de QUERER ser escritor?

Como é possível apropriarmos-nos das histórias dos outros, tirar um fragmento daqui, outro dali, misturá-lo com ideias pretensamente nossas e fazermos um livro a que chamamos nosso?

Porquê esta "necessidade" de escrever um livro? Estamos a escrevê-lo para nós próprios, ou para os outros? Pensamos nele como uma reflexão que poderá fazer de nós pessoas mais sábias ou por acharmos que iremos acrescentar alguma coisa à vida dos outros?Escrevemos por vaidade ou por necessidade de afirmação?


Eu gosto de retirar importância e posápia aos "escritores". Não há ninguém que não tenha um livro na cabeça. Cada história é um livro. E os livros são sempre temas roubados e pensamentos construídos sobre aquilo que os outros nos vão oferecendo ao longo da vida.

Eu comecei a escrever aos nove anos. Fiz uns versos amorosos e pueris no dia da espiga,"...quinta feira da ascensão, lá vou eu com o meu amor, a caminho do Fundão..." e depois uma redacção sobre uma viagem da escola ao Santuário de Santa Luzia que foi publicada num pequeno jornal e que acabava assim " ... e no caminho vimos muitas perdizes"!

Segui um percurso profissional um pouco à margem do que verdadeiramente queria, escrevi para jornais, apareci um dia na "República" e propus-me como jornalista ao Raul Rego! Eu estudava Engenharia e ele, de boina plantada, olhou-me com atenção e disse: "...artigos técnicos?" e eu disse que não, que queria escrever crónicas sociais, políticas, comentários sobre a actualidade, pequenas histórias...

Depois fui de roldão atrás da vida, apaixonado por todos os caminhos, carregando o meu saco de sonhos e escrevendo, aqui e ali, escrevendo, escrevendo sempre.

E um dia parei e disse: É agora! 
E foi!
Tinha esgotado todos os prazos que dera a mim próprio para tentar ser escritor, juntei os papéis todos e comecei:
" Estou a escrever este livro à pressa. Os livros têm os dias contados... tal como os barcos à vela, a remos e a vapor ......."
Era como se estivesse a escrevê-lo do fim para o princípio. O livro chamou-se " FOSTE TU QUE ME ESCREVESTE DE SINTRA?" e foi uma aventura vivê-lo.

Este ano editei " A MORTE DO REI DE ESPANHA". Estava há muito tempo escrito na minha cabeça.
Chorei a escrever alguns diálogos, aqueles que foram feitos com as palavras que sobraram de algumas conversas entre pai e filho, entre apaixonados também.

Tenho poemas que quero contar, um quase livro pronto, em prosa poética (isso existe?), um conto fantástico já com princípio, meio e fim, e um livro que ainda só tem o título mas que já é certo que vai acontecer.

 Porque é que eu escrevo? Acho que é para dizer:
" é isto que eu sinto",
"é isto que eu sou",
"é esta a ideia que se construíu em mim acerca do mundo e das pessoas, e acredito que os meus pensamentos e emoções  podem acrescentar alguma coisa às suas vidas, ampliar as suas descobertas e o seu espanto.
À minha também.
Será vaidade?"

Carlos Daniel

3 comentários:

  1. Não conheço ainda este autor mas, depois desta conversa fiquei bem curiosa ...
    beijocas
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Gosto!

    Abraço, Carlos Daniel!

    Sucesso, em Beja!

    Até à apresentação do próximo livro... entretanto, vou saboreando, devagarinho, as primeiras fornadas...

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler "A morte do rei de Espanha" de que gostei muito, apesar de ter sido enganado pelo rótulo que lhe puseram (na etiqueta com o preço) de "Romance histórico". Embora nunca se refira no livro, acabamos por perceber - mesmo antes de chegar às páginas finais onde tudo se revela, como de costume nos bons policiais - que o rei de Espanha em causa seria, se fosse, o rei D. Juan Carlos, o actual rei de Espanha. Só tenho uma crítica a fazer, que gostaria que chegasse ao escritor: o único nome que está 100% correcto, mesmo quando se dá o nome completo, é o do tio de Juan Muriel, irmão da mãe. O nome desta também está quase 100% correcto, tendo apenas uma pequeníssima imperfeição na junção do nome de casada ao de solteira. Mas o nome completo do pai de Juan Muriel está muito incorrecto, só estando certo na versão curta e corrente (Pedro Olivares). Se o romance se passa exclusivamente com espanhóis, haveria que respeitar a regra de formação dos nomes em Espanha, que é ao contrário da regra portuguesa. Lá, depois do nome próprio (Pedro, o pai; Juan Muriel, o filho) vem o apelido do pai (que é o que se transmite) e depois, no fim, o apelido de solteira da mãe (aquele que costuma cair). Quando se lêem as páginas finais, em que se revela toda a intriga, aparecem os nomes completos de quase todos os personagens. E neles há muito erro de construção. Sei do que falo, pois sou neto de avô espanhol que veio para Portugal e cá passou a ser conhecido por um nome (o último) que era o da sua mãe, enquanto que nem ele nem minha Mãe nem os meus tios ficaram conhecidos pelo apelido pelo qual ele era, obviamente, chamado em Espanha, que era o do seu pai, evidentemente.

    ResponderEliminar