Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Soltas... A última testemunha de Auschwitz


"O que eu sabia era que os judeus estavam a ser mortos diante dos meus olhos e que os que já se encontravam demasiado fracos para trabalhar eram enviados para o extermínio. Quando olhava para o rosto dos prisioneiros judeus, com as faces chupadas e os olhos presos encovados, era como se não houvesse nada ali. Todos os sentimentos e emoções haviam sido cauterizados nesses homens. Tinha dever por mim próprio o que se passava. tinha de conseguir introduzir-me lá."

"Compreendi que era a pior coisa que se podia fazer a um homem. Tirar-lhe tudo - os bens, o orgulho, a auto-estima - e depois matá-lo. Matá-lo lentamente."

"Para que o mal triunfe basta apenas que os bons não façam nada."

"Não podemos deixar correr as coisas. Temos de lutar por aquilo em que acreditamos e não podemos ser passivos, não podemos permitir que sejam os outros a fazê-lo por nós."

3 comentários:

  1. "Para que o mal triunfe basta apenas que os bons não façam nada." Em pouca palavras, diz tudo! Bonita citação.

    Eu estou agora a ler um livro sobre essa mesma época, embora ainda me faltem umas 400 páginas e suponho que o estilo é algo diferente ("A rapariga que roubava livros")"

    ResponderEliminar
  2. Mais um que entrou para a minha wish list....

    ResponderEliminar
  3. Offuscatiop, tb já li esse e gostei mto!

    Macy, amiga tens de o colocar em cima da pilha!

    ResponderEliminar