Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O fim da inocência de Francisco Salgueiro


Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 224
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895555376

Nem sei bem o que dizer sobre este livro! Que o devem ler, devem. Mesmo! Pais, educadores. 

Recuso-me a acreditar que todos os nossos jovens se guiem pelos mesmos valores, ou falta deles, que estes jovens deste livro.

Sei que a história é verídica... É uma realidade que me parece longe mas que devemos conhecer, porque ela existe. E como pais temos primeiro de reconhecer a sua existência e depois tentar evitá-la, estando presentes no crescimento dos nossos filhos adolescentes ou pré.

Que fazem "crianças" de 11,12,13 anos na rua à noite? Chamem-me "careta" ou "cota" mas acho que Lisboa está cheia de crianças, à noite, que brincam aos adultos... Um taxista dizia-me que, ao fazer o seu serviço, passava as noites de quinta, sexta e sábado a transportar miúdos bêbados de um lado para o outro! Onde estão os pais dessas crianças? Dormem descansados? 

Não sei bem o que dizer sobre este livro! Se puderem, leiam-no. Mesmo que esteja romanceado fala-nos de uma realidade que não devemos ignorar. Nem podemos. Basta sair à noite e espreitar para as ruas das nossas cidades...


Terminado em 7 de Novembro de 2010

Estrelas: 4*

Sinopse


Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional. 
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.

5 comentários:

  1. É chocante, alarmante,demasiado "gráfico" em determinadas partes...é um alerta e uma descoberta de um mundo que nem imaginava poder ser tão destrutivo...eu tenho dois filhos adolescentes...sei que nem perto desta realidade estão. Concordo quando dizes não são todos assim os nossos jovens, claro que não, os que são acompanhados pelos pais presentes...que posso dizer mais, apenas que fiquei muito triste com a realidade dos jovem aqui retratados.

    ResponderEliminar
  2. uma realidade terrivel, Cris. Deve ser interessante esse livro, mas um pouco chocante, ou não? jinhos

    isabel v.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja chocante mas é mesmo isso que é preciso! Chocar e acordar as consciências....

    ResponderEliminar