ano”.
Na 1ª leitura que fiz, verifiquei, com surpresa, que tudo se encaixava na minha mente, como se eu já soubesse algumas daquelas coisas, mas as tivesse esquecido, ou não as conseguisse exprimir. Tudo fazia sentido.
É um livro que se baseia na filosofia e tradição terapêutica oriental que olha para a nossa existência como sendo feita de ciclos, à semelhança das estações do ano, as quais se manifestam nas várias fases que atravessamos ao longo da vida (todos nós vivemos, uma Primavera, um Verão, um Outono e um Inverno)
Para quem não está familiarizado com estes temas, pode ser uma surpresa, porque nos transmite uma forma totalmente diferente de olhar para o que nos rodeia (por exemplo, quem não gosta do Inverno, vai perceber porque é que, interiormente, ele nos faz falta).
O livro também nos ensina que o nosso estado natural é termos saúde e que, quando ela falta, a tendência do nosso organismo é regenerar. É aí que temos a possibilidade de transformar a nossa vida, mudando hábitos, alinhando-nos com a estação que estamos a viver (a pessoal e a sazonal), e seguindo os princípios de uma vida saudável de acordo com os ciclos da natureza.
Para isso, nos capítulos, dedicados a cada estação do ano, e respectiva energia, são-nos dados os pontos principais de autodiagnostico de alguns dos desequilíbrios associados a cada uma, bem como conselhos, propostas, reflexões, exercícios, quais os alimentos adequados e alguns remédios caseiros que nos vão ajudar a equilibrar, a fortalecer a nossa energia vital...a regenerar.
Assim, vamos encontrar recomendações alimentares baseadas na Macrobiótica, exercícios de Chi Kung e muitos apelos à reflexão sobre o que somos e o que podemos fazer para melhorar a nossa condição física, mental e espiritual.
Vamos ainda perceber que há emoções que podemos controlar se pusermos em prática alguns hábitos (alimentares e não só) que irão ser um auxílio precioso nesse controlo. E acreditem que funciona!
Adoro este livro! É um excelente manual de vida! Volto sempre a ele no início de cada estação e encontro sempre coisas que me parecem novas, mas que já lá estavam, apenas eu não tinha reparado nelas e está escrito de uma forma tão clara que se torna perceptível mesmo para quem não navega nestas áreas.
Aprendi muito com este livro! Aprende-se sempre muito com o Lourenço!
Palmira Estalagem
Boa tarde
ResponderEliminarParece ser um livro muito interessante. No entanto, nos último anos, parece que as estações do ano já não são o que eram dantes. Será que os conteúdos dão para se adaptar à atual realidade?
Um abraço
Marisa, olá. É uma pergunta mto pertinente esta que fazes! Deixo aqui a resposta da Palmira:"Idealmente esta pergunta devia ser respondida pelo autor.De facto as estações já não são o que eram, mas a sua energia mantém-se.Por exemplo, no Outono as folhas caem mesmo que ainda esteja calor e na Primavera tudo floresce mesmo que ainda esteja fresco.Podemos sempre adaptar algumas regras porque o nosso corpo reage à energia da estação (começa a contrair com o aproximar do frio e a expandir quando se anuncia calor).
Eliminar