Gosta deste blog? Então siga-me...
Também estamos no Facebook e Twitter
terça-feira, 28 de maio de 2013
A Convidada Escolhe... " Um Amor Perdido"
Mais uma vez ultrapassei os livros que estavam na calha para ser lidos, mas valeu a pena! Olhei para o livro numa livraria, li duas linhas da sinopse e estava a comprá-lo.
E em boa hora o fiz. O tema é “pesado” mas magistralmente contado, na minha modesta opinião.
Mais um livro centrado na Segunda Grande Guerra, nos campos de concentração, sendo os protagonistas judeus que viviam em Praga.
O começo do livro surpreende porque é o fim da história (não será correto chamar história a este romance, uma vez que a autora agradece a todos os que a ajudaram com os casos verídicos por eles vividos)!
A surpresa do inicio do livro, o desfecho de todo o enredo, em nada diminui o prazer de ler os capítulos seguintes. A autora prende-nos de tal modo com os relatos que escreve, com a interação das pessoas, o modo de exprimirem a sua revolta e a força que está dentro de cada um dos sobreviventes desta época, tão trágica e que não deixa de nos envergonhar ter sido possível acontecer.
A leitura é absorvente e é daqueles livros que não queremos fechar enquanto não tivermos lido a última frase.
Não é mais um livro sobre as torturas nos campos de concentração.... é um relato que nos leva até lá, não de forma passiva, porque conta o melhor que existe no ser humano, o amor à família e aos amigos que neste caso estão vivendo o mesmo infortúnio. E também nos mostra como podemos guardar na memória tantas coisas, pensamentos e sentimentos, que nunca esquecemos, e que enriquecem o nosso existir e nos ajudam a ultrapassar o impensável.
E só quero acrescentar que gostei muito, mesmo muito, deste belo livro.
Ana Bento
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário