Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Simão, o fantástico de Sofia Bragança Buchholz


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 180
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722346986

Abri este livro quando o recebi pelo correio - ganhei-o num passatempo - e não pude deixar de dar uma gargalhada logo na primeira página. É constituído por pequenos episódios do dia-a-dia do pequeno Simão e quem lida com crianças não pode deixar de se rever nalgumas situações aqui descritas em jeito de anedota.

Apontamentos que me fizeram recordar algumas situações mais caricatas que presenciei com os meus filhos e filhos de amigos. Pena é que nos esqueçamos, a maior parte das vezes, de anotar as suas peripécias para mais tarde passarmos uns bons momentos a reler tais notas. A Sofia registou e partilhou connosco alguns desses episódios e se quiserem passar uma hora bem passada, toca a ler este livro muito simpático e divertido! Para todas as idades.

Terminado em 31 de Dezembro de 2011

Estrelas: 3*

Sinopse


Este é um livro sobre crianças que todos irão gostar de ler. O seu protagonista, Simão, é o espelho da inocência infantil que testemunhamos nos miúdos que nos rodeiam. 

Os pais reconhecerão nele situações semelhantes às que, diariamente, vivenciam com os seus filhos. Também aqueles que não os têm se vão identificar com este personagem. Simão representa a criança que há em nós, aquela que normalmente controlamos porque, como adultos, temos de obedecer a regras. Simão não tem essas dificuldades. Ele consegue ver a vida de um ponto de vista original sem ligar a convenções. É contestatário, divertido, irónico, inocente. Tem forças e fraquezas, medos e coragem. Através de uma lógica surpreendente, consegue descobrir novas perspetivas em problemas antigos e é capaz de comunicar as suas verdades sem papas na língua, como só as crianças o sabem fazer.

Ao lermos este livro, ficamos de imediato apaixonados pelo pequeno Simão porque, no nosso íntimo, pensamos tantas vezes como ele e gostaríamos de ter a ousadia para agir da mesma forma.

Simão, o Fantástico, de Sofia Bragança Buchholz, é um convite para todos os adultos (re)verem o mundo de uma forma descontraída e repensarem o seu papel nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário