Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 28 de março de 2011

Educar pelo amor


Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722343084
Coleção: Grandes Narrativas

Admiro muito esta escritora e tenho alguns livros dela. Gosto de os ler porque consigo aperceber-me de outras realidades tão diferentes das que habitam o meu mundo. Aprendemos, reflectimos, sentimos todo o processo de interacção entre os seus alunos e Torey Hayden.

Se educar é repetir, então educar, chegar perto do coração de crianças com necessidades especiais, fruto de, muitas vezes, de negligência e maus tratos, é repetir pacientemente a técnica do amor. Torey Hayden conta-nos como consegue aproximar-se dessas crianças, aos poucos, muito lentamente. As pequenas conquistas são quase imperceptíveis e um pequeno avanço pode, no dia seguinte, não se repetir. Mesmo assim, a sua persistência é, a meu ver, uma mais valia para as crianças suas alunas.

Este livro é um tesouro, a ler para quem gosta deste género de literatura. Chocante e, simultaneamente, um livro que comove e que nos faz rir. Não sorrir, mas rir, tal são as expressões usadas por alguns dos seus alunos... Muito bom! 


Terminado em 28 de Março de 2011

Estrelas: 5*

Sinopse

Torey Hayden tem pela frente um ano escolar que constituirá talvez um dos desafios mais exasperantes e recompensadores da sua carreira. Da turma que lhe foi atribuída fazem parte Billy, um rapaz que transborda agressividade, Shane e Zane, dois gémeos afectados pela síndrome alcoólica fetal, Jesse, um menino que sofre de síndrome de Tourette, e Venus, uma rapariga de sete anos que não fala nem reage a qualquer estímulo, excepto quando sente o seu espaço ameaçado. Torey, com a sua dedicação e sensibilidade, tentará chegar a estas crianças que tanto precisam dela, enfrentado obstáculos e revelações dolorosas, para as resgatar do seu sofrimento e lhes proporcionar a esperança de um novo dia.



5 comentários:

  1. A minha cunhada adora esta escritora e leu quase todos os livros dela. Eu, no entanto, sempre estive um pouco reticente em ler os livros de Torey Hayden e Jodi Picoult pois, por se tratarem de histórias verídicas penso que poderão ser muito intensos para mim, ainda por cima quando se trata de crianças. Talvez um dia experimente.

    ResponderEliminar
  2. Landa, vale a pena experimentares... estas histórias resultam de uma grande força de vontade, de muito amor e paciência e são como que um voto de confiança neste mundo tantas vezes cruel: quando se quer não se desiste e os resultados são visivelmente positivos. Começa com este livro, é mto bom.

    ResponderEliminar
  3. Bela crítica, parabéns! :)

    Tb gostei muito deste livro, aliás como gostei de todos eles.
    Esta autora é uma das minhas preferidas e é sem dúvida especial, não só pelo trabalho que faz com as crianças mas também pela forma envolvente como o consegue descrever!

    ResponderEliminar
  4. A, concordo inteiramente contigo! Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Talvez um dia destes experimente pois estou a ver que a escritora é muito elogiada por todos aqueles que lêem os seus livros:)

    ResponderEliminar