Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 480
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04160-9
Idioma: Português
Esta foi uma leitura que me surpreendeu bastante. Quando acabei de ler as últimas páginas, um sorriso aflorou nos meus lábios e pensei: aqui está um livro completo, como eu gosto!
Romance onde a personagem principal, a narradora, nos cativa de imediato pela sua idade, pela sua força, pela sua vida cheia e completa. Vida essa que nos vai relatando aos poucos, segredos que nos deixa antever e partilhar, mistérios que mantém até ao fim da história.
Tudo vai fazendo sentido, pormenores que se vão completando e tornam o desfecho deste romance espectacular. A capa, bem escolhida, faz sentido quando nos apercebemos que a chave foi, de facto, a oferta de uma nova vida.
O ambiente social onde se movem as personagens, antes e pós 1ª Guerra Mundial, está descrito com um rigor histórico que me compraz salientar. Os efeitos da guerra nas mentalidades, os traumas físicos e psicológicos estão retratados com bastante realismo, muito embora as personagens sejam fictícias.
Subjacente a esta história está o amor pelos livros que algumas personagens possuem e que sentimos nosso. Recomendo este livro sobretudo porque ficamos presos desde as primeiras páginas e, no final, o que nos apetece, literalmente, é devorar as que faltam para podermos terminar esta leitura rapidamente.
Terminado em 17 de Março de 2011
Estrelas: 5*
Sinopse
Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?
verão de 1924
Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.
inverno de 1999
Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta.
Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente.
Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor.
Eu sou uma fã confessa desta autora. Adorei este livro e ainda mais "O Jardim dos Segredos", que recomendo vivamente ;)
ResponderEliminarAi.... quero este livro. Este e O Jardim dos Segredos. Só oiço falar bem, tenho um feeling que vou adorar.
ResponderEliminarEu tb adorei este livro!! Assim como 'O jardim dos segredos'... Bjs e boas leituras!
ResponderEliminarÉ mto bom, sem dúvida! Qto ao jardim dos segredos, ainda não li, mas tenho na estante.
ResponderEliminarBom fim de semana! :)
Este ainda não li, mas estou cheia de curiosidade. Tenho O Jardim dos Segredos, e gostei imenso.;)
ResponderEliminarTenho mesmo que colocar o Jardim dos segredos em cima da pilha...aliás não faço outra coisa: tiro de baixo e ponho em cima, volto a tirar de baixo e coloco por cima!!!!
ResponderEliminar