Quem nunca ouviu falar de Hiroshima e do bombardeamento ocorrido em 6 de Agosto de 1945?
Acho que todos têm uma pequena noção da gravidade do que aconteceu mas muito poucos possuem uma real perspectiva do sucedido. Na verdade, com a leitura deste livro fiquei a saber o quão ignorante eu era em relação às implicações que esta bomba teve nos que lhe sobreviveram.
Com o nome de código "Little Boy", a bomba atómica foi lançada pelo bombardeiro B-29 Enola Gay sobre Hiroshima, no Japão, às 8:15 hora locais, sob ordem do presidente americano, Harry Truman, com o intuito de forçar a rendição do Japão, aliado dos alemães na II Guerra Mundial. O aniquilamento e destruição que provocou foi inimaginável. 70 a 80 mil pessoas morreram instantaneamente. Até ao fim do ano o número de mortes aproximou-se dos 140 mil devido às queimaduras e radiações sofridas.
Três dias depois, em 9 de Agosto às 11 da manhã, Nagazaki foi também bombardeada. A 15 de Agosto o Japão rendia-se.
A população não soube durante muito tempo o que tinha acontecido e as especulações foram muitas. O autor, jornalista de profissão, entrevistou seis sobreviventes e faz aqui um relato das suas vidas no momento do impacto bem como durante os anos seguintes. O livro foi primeiramente publicado numa revista. Num tom sóbrio, jornalístico, a obra tem um impacto muito grande no leitor pela proximidade que se gera entre este e os personagens. Em 1985 o autor publicou um posfácio onde descreve a vida destes seis sobreviventes nos anos seguintes.
Apesar do sucedido, da devastação impressionante e das doenças e mortes provocadas pela bomba e suas radiações, os testes nucleares continuaram e continuam em diferentes partes do mundo. O Homem é perito em esquecer e forte em repetir a História. "A memória dele (um dos personagens), como a do mundo, começara a claudicar." pág 203.
Impressionante leitura. O livro encontra-se esgotado por isso aconselho uma ida às bibliotecas para o requisitarem, como fiz. Vale a pena esse esforço.
Terminado em 22 de Setembro de 2025
Estrelas: 6*
Sinopse
Hiroshima é a obra mais conhecida do jornalista
e escritor norte-americano John Hersey. Hoje um clássico, este livro
remete-nos para uma reflexão acerca do papel exercido pelos avanços da
tecnologia na civilização moderna, dando voz ao ponto de vista das
vítimas do primeiro bombardeamento atómico da História. A narrativa de
Hersey é completada por um estudo sobre as repercussões actuais das
bombas atómicas americanas.
Cris