Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

"Olá Linda" de Ann Napolitano

Ouvi falar bem deste livro a muitas pessoas conhecidas e achei que seria uma leitura corrida sem muitos sobressaltos. Foi escolhido por isso. Cumpriu os objectivos? Sim.

William e Julia. Passados bem distintos, da parte do primeiro, marcas familiares profundas que influenciaram toda a sua infância; por parte do segundo, irmãs fortemente unidas por laços de amor e camaradagem. Onde um teve indiferença o outro teve amor. 

William cresceu solitário. Uma tragédia familiar levou ao afastamento e à indiferença dos pais em relação à sua vida toda. A perda pode levar a dores tais que, às vezes, os que ainda vivem são esquecidos. William tenta sobreviver, afastando da sua vida o carinho e dedica a sua total atenção ao desporto na esperança de se tornar especialmente bom. Julia é quem lidera as suas irmãs. O seu feitio decidido e expansivo faz com que todos a sigam. Segundo ela a pessoa indicada para William é... ela mesma!

Personagens muito humanas com características facilmente reconhecíveis em quem nos rodeia, que nos prende pela escrita corrida, simples mas profundamente tocante. Temas como a perda, a superação da morte de um ente querido, o abandono, a saúde mental, os laços familiares que se estreitam e que se afastam consoante os reveses da vida, o lutar pelo que se acredita e sente, o ser-se leal a si próprio mesmo quando isso significa perder "amigos", o aceitar-se e reclamar o que nos pertence.

Gostei muito!

Terminado em 12 de Janeiro de 2024

Estrelas: 5*

Sinopse

Poderá o amor curar uma pessoa ferida?

Uma história comovente sobre como é possível amar alguém, não apesar de quem a pessoa é, mas por causa disso mesmo.

William Waters cresceu numa casa silenciada pela tragédia, na qual os seus pais mal conseguiam olhar para ele, muito menos amá-lo; mas quando conhece a vivaz e ambiciosa Julia Padavano, é como se o seu mundo se iluminasse. E com Julia vem a sua família, pois ela e as três irmãs são inseparáveis: Sylvie, a sonhadora, é feliz com o nariz enfiado nos livros; Cecelia é um espírito livre, apaixonado pelas artes; Emeline cuida pacientemente de todos eles. Com os Padavanos, William experimenta um novo sentimento: ter um lar, pois cada momento naquela casa é repleto de caos amoroso.

É então que a escuridão do passado de William vem à tona, colocando em risco não apenas os planos cuidadosamente pensados por Julia para o futuro de ambos, mas também a inexorável devoção das irmãs umas pelas outras. O resultado é uma desavença familiar catastrófica que muda irremediavelmente as suas vidas.

Será a inabalável lealdade que outrora os ligava forte o suficiente para voltar a reuni-los quando é mais importante?

Cris

1 comentário: