Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 5 de setembro de 2023

"Depois a Louca Sou Eu" de Tati Bernardi

A sinopse deste livro interessou-me sobremaneira porque, algures no tempo, sofri de ataques de pânico e sei um pouco o que é estar aterrada sem razão aparente. Fiquei curiosa ao saber que a autora quis colocar no papel os seus sentimentos e acontecimentos que a a marcaram durante muitos anos da sua vida.

No entanto, não me prendeu como supunha. A razão? Não consigo explanar concretamente. A forma como está escrito, decerto, levou a que não sentisse a empatia que esperava. Expectativas demasiado altas, muito certamente!

As suas crises de ansiedade, os ataques de pânico, o uso de medicamentos e como deles ficou dependente, contados com algum humor.

Li, não pensei em desistir porque mantive o interesse com o intuito de saber como acabaria, mas esperava mais. Experimentem e digam coisas...

Terminado em 29 de Julho de 2023

Estrelas: 4*

Sinopse

Sentido de humor para combater a ansiedade, na primeira pessoa. O primeiro ataque de pânico de Tati Bernardi foi num aeroporto em Paris? Ou foi deitada debaixo da cama dos pais da amiga Daniela, quando tinha seis anos? Também pode ter sido no supermercado, no desespero de não conseguir escolher um melão. Talvez não seja possível determinar quando começou, mas a autora foi aprendendo a viver com a ansiedade – com recurso a terapia, vários comprimidos, mantendo-se perto de lugares seguros ou, como acontece em "Depois a Louca Sou Eu" (livro que decidiu escrever num dia em que se convenceu mesmo de que o avião ia cair), através do humor. No Brasil, ficou conhecida primeiro pelas espirituosas crónicas de jornal e pelos seus divertidos guiões para cinema e televisão. Só depois espantou os leitores com a honestidade frenética deste desabafo autobiográfico sobre medos, manias, taquicardias e desesperos que, contra tudo e por vontade da autora, ainda deixa espaço para uma gargalhada. 

Cris


1 comentário:

  1. Conheço duas pessoas que viveram a agorafobia e foram tempos complicados. Pena que o livro não correspondeu às expectativas.

    ResponderEliminar