Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

"A Casa de Bernarda Alba" de Federico García Lorca

Confesso que peguei neste livro para concluir uma das partes de um passatempo, o Bingo Dona Leitura, para a categoria "Levanta o pano" (peça de teatro). Não o leria se não fosse isso e sair da minha zona de conforto (às vezes!) foi bom! 

Peça de teatro escrita pouco tempo antes da morte do autor por volta de 1936, fuzilado em Granada na Guerra civil espanhola às mãos de nacionalistas espanhóis, que retrata um ambiente muito tenso e repressivo criado sobretudo pela matriarca de uma família, Bernarda Alba, constituída somente por mulheres que submete as suas filhas a um luto forçado (oito anos) após a morte do seu segundo marido e pai de quatro das suas cinco filhas. Ambiente repressor no que diz respeito ao papel da mulher na sociedade.

Um livro de mulheres sobre mulheres. Estalam conflitos familiares intensos quando a filha mais nova se apaixona pelo noivo da mais velha, quebrando e rompendo totalmente as regras impostas pela mãe e, também, pela sociedade espanhola de então. Destino trágico que Bernarda Alba pretende controlar.

Muito visual. O leitor imagina completamente o cenário e o que lá se sucede. Estranhei no princípio mas depois "entranhei" completamente! 

Terminado em 31 de Julho de 2023

Estrelas: 4*+

Sinopse

A Casa de Bernarda Alba é uma tragédia, severa e simples, como a classificou o próprio Lorca: a tragédia das mulheres das aldeias espanholas, acorrentadas a preconceitos e mitos que um convencionalismo social, tão cruel como vazio de valores, defende a todo o transe, mesmo à custa do aniquilamento das pessoas.
É o que efectivamente acontece aqui, nesta peça trágica, impregnada simultaneamente pelo lirismo característico de Lorca e pelo sopro fatalista que o poeta bebeu na Andaluzia da sua infância.
Federico García Lorca, um dos maiores nomes da literatura espanhola do século XX, nasceu em Fuentevaqueros em 1899. Depois de uma infância vivida no campo, frequentou o Colégio de Almeria e as Faculdades de Direito e de Letras de Granada. O teatro foi a sua paixão, a ele devendo, e à poesia, o lugar que conquistou no mundo das letras. A consagração definitiva como autor advém-lhe com a trilogia Bodas de Sangue, Yerma e A Casa de Bernarda Alba. Federico García Lorca morreu em 1936, fuzilado pela Guarda Civil franquista.

Cris

2 comentários: