Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

"Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola" de Maya Angelou

Sei porque li este livro. :) Já tinha algumas, boas, referências tanto deste como de outro (Carta à Minha Filha) que também quero ler! O pretexto para pegar nele e não noutro (tantos!), foi o tema de um clube de leitura a que. recentemente, passei a pertencer.

Já esperava uma leitura que mexesse comigo. Este livro é autobiográfico (1828/2014) e a autora refere um período da sua vida que se estende desde criança até aos seus 16 anos. Filha de uma família disfuncional o seu laço mais forte era o seu irmão que possuía apenas um ano de diferença. Uma vida pautada pela mudança de casas, de terra e também mudança de amor parental. As avós, sobretudo a paterna, tivera muita influência no seu carácter; a mãe, mais ou menos distante, durante esse periodo relatado, também. 

A consciência das desigualdades sociais vividas então e que eram fruto de um marcado racismo, foi algo que Maya desde cedo se apercebeu. A escrita sendo bastante visual deixa muito presente no leitor acontecimentos relatados onde o racismo extremo se encontra tão presente que não é fácil esquecer. Relembro uma frase dita por um dentista que devia favores à avó de Maya e que se recusou a ajudá-las: "Antes preferia meter a mão na boca de um cão do que na de um preto"!

Mas o que mais me marcou foi a sua narrativa de um acontecimento traumático que ocorreu quando tinha, julgo, sete anos e que a deixou sem falar nos anos que se seguiram. A sua inocência que a impediu de saber o que se estava a passar, levou-a a ganhar um complexo de culpa que a marcou muitíssimo.

A fuga de um caminho que se julgava traçado, a sua determinação em conseguir o que queria, o seu amor aos livros, o seu sentido de justiça muito marcado desde cedo numa sociedade racista e sexista, a sua escrita dura, crua mas muito simples fizeram desta autora uma da minhas preferidas.

Os meus parabéns à editora - Antígona - pela beleza física de todo o livro e pelo belíssimo posfácio escrito por Diana Almeida onde podemos esclarecer alguns factos e acontecimentos ocorridos durante o período descrito e sobre a vida da autora.

Terminado em 29 de Janeiro de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

Grandioso livro de memórias, Sei porque Canta o Pássaro na Gaiola (1969) é uma poética viagem de libertação e um glorioso bater de asas num mundo opressivo. Este relato inspirador da infância e da juventude da autora, nos anos 30 e 40, devolve-nos o olhar de uma extraordinária criança sobre a violência inexplicável do mundo dos adultos e a crueldade do racismo, na procura da dignidade em tempos adversos. Do Arkansas rural às cidades da Califórnia, Maya Angelou traça neste livro um tocante retrato da comunidade negra dos Estados Unidos, durante a segregação, e de uma consciência que, incapaz de se resignar, desperta rumo à emancipação. Um clássico americano que marcou gerações e que conserva toda a sua actualidade.

Cris

5 comentários:

  1. Muito bem. Um Livro que, de facto, desperta curiosidade!:))

    -
    A força da mente não me deixará ter frio
    *
    Beijos, e um excelente dia :)

    ResponderEliminar
  2. Ai os clubes de leitura e a lista de desejos de livros que nunca mais tem fim :)

    ResponderEliminar
  3. Não li nada da autora, mas este livro despertou a minha curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mto a pena, Alexandra. Muito duro. Autobiográfico.

      Eliminar