Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

"O Vento Mudou de Direcção" de Simone Duarte

Tinha este livro já desde o ano passado nas minhas estantes à espera. Creio não ter visto nenhum comentário sobre ele. E como é bom! É um livro de não ficção. Pelo título e capa podemos intuir sobre qual o assunto que aborda. Não estava à espera de olhar para este assunto e abordá-lo com outro olhar. Não se trata saber quem são os "maus", porque os há em todos os lados, mas como algumas posições/atentados puderam influenciar negativamente a vida de tantas pessoas, de vários países. Afeganistão, Paquistão, Iraque.

Simone Duarte é uma jornalista brasileira e estava em NY quando as Torres Gémeas foram atingidas em 2001, há mais de vinte anos. Chefiava a redação da TV Globo.  Logo no início temos a transcrição do relato oral da sua entrevista em directo para o Brasil. Aos poucos, surgem-nos as sete personagens que farão deste livro algo de muito especial. 

Personagens? Pessoas reais, aliás. Simone entrevistou estas pessoas presencialmente e, depois devido a esta pandemia, via online, durante mais de dois anos e foi acompanhando as suas vidas durante esse tempo. Falam-nos do seu passado e do seu incerto presente. Ainda hoje estão em fuga permanente. Alguns nomes sofreram ligeiras alterações para que as suas identidades não fossem invadidas nem perturbadas. Outras, as figuras públicas (uma escritora, um jornalista e um general paquistanês), aparecem com os seus verdadeiros nomes. Apenas Ahamer, o pequeno rapaz bomba, é uma mescla de três rapazes que a autora conseguiu entrevistar, sempre na presença de psicólogos, e que estavam no Paquistão num centro de recuperação física e psicológica de jovens que fugiram ou foram capturados de campos de Talibãs paquistaneses. Crianças ainda quando entraram para lá.

Que dizer mais? Ainda estou a assimilar o conteúdo e a processar a informação que, não sendo novidade, veio corroborar aquilo que todos nós sabemos: não há vencedores numa guerra. Vítimas em constante fuga, a morte de inocentes. E para quê?

Recomendo muito!

Terminado em 13 de Fevereiro de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

Nos últimos 20 anos, houve milhares de relatos sobre os acontecimentos do 11 de Setembro de 2001, mas nenhum resgata as histórias de vida dos afegãos, iraquianos e paquistaneses cujas existências foram estilhaçadas quando, após a queda da Torres Gémeas, o vento mudou de direcção e se abateu com fúria sobre as suas casas e o seu dia-a-dia. Neste livro, a jornalista Simone Duarte reabilita a humanidade de algumas dessas vítimas esquecidas: um rapaz treinado para ser um bombista suicida, outro que atravessou oito países para escapar aos talibãs, uma afegã em fuga da ocupação americana, um espião dos serviços secretos paquistaneses ou o jornalista a quem Bin Laden deu a última entrevista antes dos ataques.

Um livro inesquecível e perturbador que nos mostra uma perspectiva incomum sobre as consequências devastadoras do dia que mudou por completo a face do mundo moderno.

Cris

5 comentários:

  1. Decerto que será um livro que prende o/a leitor/a a cada página.
    .
    Saudações poéticas…feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este livro.
    "veio corroborar aquilo que todos nós sabemos: não há vencedores numa guerra. Vítimas em constante fuga, a morte de inocentes. E para quê?"
    Palavras tão atuais :(

    ResponderEliminar