Pensei automaticamente, ao ler este título, no fenómeno de popularidade que se tornou "moda" nos últimos anos e que se traduz em imensos livros sobre o Holocausto. Não me estou a queixar, sabem que adoro ler e aprender sobre esse tema.
Uma amiga alertou-me do contrário mas afirmou que ia gostar. E sim, gostei muito. É um livro doce sem ser lamechas, baseado numa história verídica (creio eu) passada no pós II Guerra, em Itália, em 1946. Crianças de famílias pobres napolitanas viajam para o norte para que outras famílias possam temporariamente ajudá-las. Alguns ficam alguns meses, outros acabam por ficar lá para sempre.
Esta história é-nos contada por Amerigo, um menino de sete/oito anos. O seu discurso é próprio de uma criança que já passou por muita coisa mas que, criança como é, não é impedida de sonhar. A sua inocência, a dureza da vida que leva, o comportamento austero da mãe que o cria sozinha, os seus sonhos, a desconfiança que sente ao ser "abandonado" e enviado para o desconhecido, tudo está perfeitamente retratado.
Com um final inesperado, este livro encheu-me o coração!
Terminado em 6 de Julho de 2020
Estrelas: 5*
Sinopse
Amerigo, um menino de sete anos, deixa a vida que sempre conheceu em Nápoles e parte num comboio. Não sozinho, mas no meio de milhares de outras crianças do Sul de Itália que atravessam o país para passarem alguns meses com uma família do Norte, enquanto a sua terra natal se reconstrói do caos e da destruição.
Com o espanto típico de uma criança de sete anos e a astúcia de um rapaz de rua, Amerigo mostra-nos uma Itália que renasce da guerra e conta-nos como, mesmo renunciando a tudo – até ao amor da própria mãe –, é nessa viagem que descobre o seu verdadeiro destino.
Um romance apaixonante sobre uma pequena testemunha de uma Grande Guerra e da sua luta pela sobrevivência e pelo amor. O fenómeno italiano vendido para 25 países que irá derreter o seu coração.
Cris
ResponderEliminarEstória contada por uma criança. Imagino ser um livro fascinante de ler.
.
Abraço
Livro curiosamente lindo!
ResponderEliminar--
Beijos. Boa tarde!
Quero muito ler este livro.
ResponderEliminar