Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

"A Última Carta" de Cecelia Ahern

Li o livro mais conhecido desta autora ("P.S. Eu Amo-te") há muitos anos e a ideia principal não se desvaneceu como é habitual em mim ao fim de tanto tempo. Na altura foi um sucesso e creio que se o relesse hoje voltaria a gostar dele. São daquelas leituras que não sabemos muito bem porque gostamos tanto mas não conseguimos parar...

Confesso que esta sequela deixou-me curiosa e  tinha quase a certeza que o tipo de escrita da autora se iria manter e que a leitura seria compulsiva. Foi-o de facto. Não esperava emocionar-me tanto porque, pensava eu, o assunto iria centrar-se no mesmo tema e eu estaria preparada...

E o tema é nada mais nada menos que a morte. Que dizer desta obra?  É de facto impressionante como um romance supostamente "leve" pode ser tão "pesado" nos assuntos que trata e aprofunda. Não vos quero falar muito do primeiro livro porque, se calhar, vocês ainda não o leram mas a ideia principal e a que fica para sempre na memória é a de uma jovem que após a morte do marido vai recebendo algumas cartas do marido que lhe são entregues mensalmente.

Aqui, nesta sequela, passaram-se sete anos. Holly refez a sua vida. Mas um acaso traz de volta tudo pelo que ela passou. O tema da morte, mais uma vez, retratado aqui com coragem e determinação.  Se fosse a vocês pegava no livro sem ler a sinopse. Penso que revela um pouquito demais do que seria necessário. Às vezes ir às escuras torna-se mais emocionante e, acreditem, emoção não vos vai faltar ao lerem esta obra. Eu gostei muito!

Terminado em 17 de Fevereiro de 2020

Estrelas: 5*

Sinopse
A aguardada sequela do sucesso internacional (do fenómeno mundial) P S EU AMO-TE. Os membros do Clube P. S. Eu amo-te, inspirados nas últimas cartas do seu marido, Gerry, querem que Holly os ajude a escrever as suas próprias mensagens de despedida para os que lhes são queridos. Holly vê-se atraída, de novo, para um mundo que se esforçou tanto por deixar para trás. Relutante, começa a relacionar-se com o clube, mesmo quando a amizade deles ameaça destruir a paz que ela acredita ter alcançado.

Cris

1 comentário: