Esta vai ser uma leitura que farei muito em breve. Tem tudo para me encantar. (Cris)
Tenho por hábito, nas minhas leituras, intercalar vários estilos diferentes e/ou autores.
Desta vez numa das muitas idas à livraria deparei com este livro que me prendeu pelo título e
pela capa e, não fiquei arrependida pelo impulso de o comprar e ler de seguida!
Passa-se na terrível época das invasões nazis pela Europa e a protagonista é um dos alvos “preferidos”: judia, vivendo com a sua família em Viena. A continuação é quase adivinhável:
como se proteger os membros da família e a preparação para o pior….
A capa do livro diz-nos que é um romance, mas a época em que se desenvolve, leva-o mais além desse estilo. Sentimentos contraditórios acompanharam-me nesta leitura. Se por um lado assistimos a um romance improvável, por outro vivenciamos como a Guerra alterou as vidas dos habitantes das terras sujeitas às provações … Mas também me deleitei com as
descrições dos campos, das estações do ano através das espécies florais próprias de cada uma, da vida de trabalho no campo e, a melhor parte, a descrição do mar naquela zona agreste.
Gosto de aprender algo com cada livro que leio, e este não me desiludiu! Revela a capacidade de adaptação a situações tão díspares, tanto familiares como sociais, que o ser humano (de algum modo todos os protagonistas) consegue…
Gostei do final do livro e com ele tive algumas surpresas. Recomendo esta leitura que, embora se passe num período conturbado, não se torna pesado. Os primeiros capítulos demoraram-me um pouquinho a ler (pouco entusiasmo?) mas depois foi sempre em crescendo até ansiar
pelo desvendar do final.
Ana Bento
Sem comentários:
Enviar um comentário