Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 28 de março de 2013

O perfeito cavalheiro de Imran Ahmad


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 240
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725305164
Coleção: Vidas

Depois de ler algumas opiniões positivas sobre este livro, peguei nele e fiquei imediatamente atraída pela escrita tão própria e pessoal de Imran Ahmad, muito embora a capa não seja de todo atraente. 

É a sua biografia e começa a contá-la desde os primeiros anos. Tal como as crianças possuem um entendimento muito especial das coisas que as rodeiam, assim é a forma de nos contar todos os primeiros anos da sua vida... com uma certa ingenuidade, própria da sua tenra idade, com humor, mas também com um sentido crítico que o vai acompanhar sempre.

Paquistanês, muçulmano, imigrante a viver em Londres adopta, desde logo, uma forma de viver e de estar semelhante aos britânicos em parte para se integrar numa cultura diferente da dos seus pais e não ser rejeitado pelos seus amigos e colegas. Bastante céptico com tudo o que lhe querem impor, nomeadamente em relação aos hábitos culturais e religiosos das duas religiões que o rodeiam, achei muito interessante os debates que estabelece com amigos e professores e que o vão ocupar durante todo o seu crescimento. De salientar as manifestações de racismo a que foi sujeito desde criança e que nos fazem pensar também no xenofobismo e nas suas manifestações intolerantes. 

Não pude deixar de sorrir perante as suas tentativas de aproximação em relação ao sexo oposto, a maior parte delas, fracassadas.

Houve uma frase que me ficou retida e que traduz o culminar de todo o seu processo de aprendizagem, da sua busca da verdade, da religião "certa" e verdadeira: "Nada é apenas a preto e branco." Não posso deixar de concordar com o seu significado: o fundamentalismo é um exagero. O bom senso, em tudo na vida, é obrigatório.

Uma leitura que fiz com prazer. 

Terminado em 21 de Março de 2013

Estrelas: 4*+

Sinopse

O Perfeito Cavalheiro é a história verídica de um rapaz muçulmano que cresceu dividido entre a sua identidade islâmica e o desejo de integração na sociedade inglesa. Junte-se a Imran na sua luta contra a corrupção e a injustiça, no seu eterno desejo de ser o Perfeito Cavalheiro Inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário