Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

"Confissões de Uma Livreira" de Nanako Hanada

Este título prendeu-me logo de início. Quem é apaixonado por livros e tudo o que lhes é intrínseco percebe facilmente a razão pela qual peguei nele. Li embrenhada mas fui detectando algumas situações que não me fizeram acelerar esta leitura. 

Creio que a principal razão foi o desconhecimento de quase todos os livros mencionados a maior pare deles não editados em Portugal. 

Mas contextualizando: a autora relata o seu percurso profissional que esteve quase sempre relacionado com o mundo dos livros e a sua paixão pelos mesmos. A sua inscrição, após o seu divórcio, num site de encontros e o propósito com que o fez (para além de ser obviamente conhecer pessoas) foram o ponto de partida de uma alteração na sua vida (sendo que o livro começa por aqui). Vai conhecendo pessoas e vai aconselhando livros que, acredita, essas pessoas podem gostar.

É um romance leve, autobiográfico que se lê bem. Pode-nos fazer reflectir sobre as ligações que surgem via net e no poder da leitura.

"Porque não podemos recomendar um livro a alguém que não conhecemos, não mesmo. E não podemos recomendar um livro se não o conhecermos bem. E, além disso, não podemos recomendar um livro sem termos um bom motivo. Temos de querer que aquela pessoa o leia, porque pensámos no significado que determinado livro terá para essa pessoa." pág. 52

Terminado em 3 de Outubro de 2025

Estrelas: 4*

Sinopse
A vida de Nanako Hanada não só estagnou - bateu mesmo no fundo.
À medida que a vida de Nanako se desmorona, ler livros é a única coisa que a mantém viva. Até que se inscreve num site de encontros que oferece 30 minutos com alguém que nunca voltará a ver.
Apresentando-se como uma «livreira sexy», propõe-se a recomendar o livro perfeito em troca de um encontro. No ano que se segue, Nanako conhece centenas de pessoas, algumas das quais procuram mais do que apenas um livro…
Confissões de Uma Livreira é uma ode ao prazer da leitura. Oferecendo um vislumbre do mundo livreiro no Japão e do lado mais excêntrico de Tóquio, esta é uma história sobre como os livros nos ajudam a criar laços com os outros — e a reencontrarmo-nos.

Cris