Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 26 de junho de 2024

"A Carteira" de Francesca Giannone

Às vezes um livro atrai-me pela capa e título, depois, quando assim é, leio a sinopse. Foi o caso deste. E que surpresa agradável foi...

Não posso deixar de começar pelo facto de ter achado o final espectacular. Tudo remetia para um "e foram felizes para sempre" mas a forma como a autora soube contornar isso foi de mestre. Se calhar, e porque o livro é baseado na história de vida da sua bisavó, os factos de que ela tinha conhecimento remeteriam para esse fim. Se assim foi, mais uma vez, a vida a superar a ficção!

Viajamos no tempo para 1934, para uma pequena aldeia em Itália, pouco aberta a novidades e a pessoas audazes. Anna, acabou de chegar junto com seu marido que ali nasceu. Estranha alguns hábitos, sobretudo religiosos, que não adopta como seus, mas estranha sobretudo a sua dependência financeira face ao marido, facto a que não estava habituada. Pretende continuar a dar aulas mas as vagas são inexistentes. Até que surge um lugar de carteira, profissão até então preenchida por homens...

Com um personagem marcante e em torno do qual roda toda a acção a que a autora soube dar vida, este livro prende desde o início. O forte carácter de Anna, que vai sendo caracterizado com o decorrer da leitura, faz com que o leitor antecipe problemas. Mas a trama, urdida com mestria, vai sempre à nossa frente e pouco acertamos nas previsões. Anna é uma mulher muito à frente do seu tempo e faz frente às convenções rígidas que governam os habitantes. Luta por aquilo em que acredita e isso deixa marca nas pessoas em seu redor.  

Acompanhamos Anna até ao fim dos seus dias e as surpresas constantes, a intensidade da narrativa, os acontecimentos a nível mundial que interferem na sua vida, marcam este romance pela positiva. Gostei muito e recomendo. Leitura que se faz rápida e com muito gosto. A História foi feita de mulheres assim, muitas delas perfeitas desconhecidas. É realmente pena e conhecê-las, mesmo que seja através da ficção, é muito bom. 

Terminado em 2 de Junho de 2024

Estrelas: 6*

Sinopse

Apaixonante, esta é a grande história de uma mulher à frente do seu tempo.

Em 1934, a uma pequena aldeia italiana, chega um casal: Carlo, que é do Sul, e está feliz por regressar; Anna, a sua mulher, de uma beleza helénica, parece triste e preocupada.

Como será a sua vida naquela terra desconhecida? Apaixonada pelo marido e desejada pelo cunhado - a quem nunca cederá -, Anna é uma figura completamente diferente de todos: não vai à igreja, é dona do seu nariz, diz o que pensa e nunca se irá vergar às leis e costumes que oprimem as mulheres.

E, para espanto de todos, em 1935, decide concorrer ao lugar de carteiro e torna-se a primeira mulher a distribuir correspondência.

Na verdade, será muito mais do que isso.

Ao longo das duas décadas seguintes, sem querer, mas sobretudo sem que os habitantes o queiram, Anna será a pessoa que mudará aquela aldeia.

A pé, e depois de bicicleta, ela é a carteira, aquela que escuta todos, que leva cartas dos soldados da Segunda Guerra, postais de quem partiu para longe, confidências de amantes secretos.

Anna é o fio invisível que liga centenas de vidas e as vai mudar para sempre.

Retrato familiar e de época, este romance é, sobretudo, a história de uma mulher extraordinária e a prova de como uma só pessoa, cheia de alma e coração, pode fazer a diferença nas alegrias e tristezas de tanta, tanta gente.

«Quando encontrei um cartão de visita com cem anos, numa gaveta, li: Anna Allavena. Carteira.

Segui o rasto daquele nome e descobri uma mulher incrível: a minha bisavó.

Nasceu assim este romance.» Francesca Giannone 

Cris

 

4 comentários: