Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

"Um Cão no Meio do Caminho" de Isabela Figueiredo

Este é o segundo livro que leio desta autora. Li "A Gorda", creio que logo quando saiu e gostei. Mas esta última obra conseguiu surpreender-me. Quanto a mim a escrita apurou-se e o tema abordado criou logo em mim uma grande empatia. 

As duas personagens principais em torno dos quais gira a trama são muito sui generis, nada estereotipadas, um pouco iguais entre si no facto de estarem um pouco à parte dos padrões ditados pela sociedade do que seria "normal", mas diferentes o suficiente para atrair o leitor com as suas especificidades e personalidades distintas.

Por acasos da vida, já na meia idade, estas duas personagens habitam no mesmo prédio e a vizinhança faz-se e progride quando uma delas fica doente e a outra cuida dela provisoriamente. As suas vidas, até aqui separadas, vão unir-se irremediavelmente. 

José Viriato, apanha as coisas que os outros consideram lixo, recupera-as e vende-as na Feira da Ladra. Beatriz, conhecida pelos vizinhos como a "matadora", acumula lembranças, suas e dos seus familiares. A sua casa está cheia de caixotes, de recordações das quais não se quer separar mas que lhe enchem o espaço de tal forma que os seus movimentos são limitados. 

Até que o acaso os junta e começam a contar um ao outro as suas vidas até aí. Entre o passado de ambos e o futuro que acabam por partilhar como amigos, está um cão, uma avó carinhosa e presente, uns pais ausentes, um namoro falhado, uma morte acidental e tantos outros acontecimentos que prendem o leitor pela forma maravilhosa como está escrito.

Um romance inteligentemente desenvolvido que aborda temas sobre a solidão, o abandono e sobre a amizade entre pessoas e animais. Gostei muito e recomendo.

Terminado em 5 de Dezembro de 2022

Estrelas: 5*

Sinopse

Este novo romance de Isabela Figueiredo, a que ela deu o sugestivo e justificado título de Um Cão no Meio do Caminho, conta-nos as histórias de um homem e de uma mulher que sofrem, cada um à sua maneira, um dos grandes males da vida moderna - a solidão.

Neles a solidão é a resposta aos violentos acidentes com que a vida os agrediu. As sociedades modernas vivem sobre a violência. Mas há quem a recuse, como é aqui o caso de José Viriato e da sua misteriosa vizinha, Beatriz, que todos conhecem como a Matadora. O acaso junta-os, como o leitor verificará com a leitura deste livro.

Que resultado obtemos quando se juntam duas solidões? É esta a questão que este novo romance da autora do aclamado A Gorda vem equacionar, deixando a resposta ao critério de cada leitor. Eventualmente um cão pode ajudar.

Cris

2 comentários: