Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

"Terrra Americana" de Jeanine Cummins

Sei que tenho livros fantásticos nas minhas estantes... por ler! 

Mas eles, como que possuindo vida própria, atropelam-se furiosa e constantemente exigindo o primeiro lugar na pilha. Posto isto, venho dizer-vos que esta obra estava na estante, desde que saiu, a pedir para ser lida, a fazer-me ouvir comentários e opiniões muito favoráveis a seu respeito e só agora peguei nela. O motivo impulsionador foi um clube de leitura da Sara e da Marta, "Na Dúvida, Livro-me!". Iam ler este mês e nem hesitei mais.

Se estava a perder alguma coisa por o ter na estante sem ler? Sim, muito! O grupo dividiu o livro por semanas. Digo-vos já que é impossível... a leitura torna-se cada vez mais empolgante e, do meio para o fim, é um verdadeiro "page turner"! O que me valeu foi que comecei somente no principio da terceira semana e dei cabo dele em três, quatro dias. Todos na mesma semana, claro está! Ou seja, sou imprópria para ler aos bocadinhos! Quando uma leitura me agarra, como este livro o fez, não páro. E está tudo bem porque com os livros são eles que mandam. 

A trama é actual. Fala-nos dos migrantes que são obrigados a sair dos seus países porque, mais do que quererem melhores condições de vida a nível financeiro, o que procuram é um cantinho com paz, onde possam viver em segurança. É uma realidade muito diferente da que a maior parte de nós vive, impressionante e assustadora. 

México. Luta de poder entre cartéis de droga, muito dinheiro envolvido e muita falta de empatia para com o próximo. Estão criadas as condições para a fome, a morte, e insegurança e instabilidade de um povo.

Luca e Lydia. Filho e mãe. Os dois únicos sobreviventes de uma família de dezasseis pessoas assassinada barbaramente em Acapulco. O seu caminho de fuga para um local mais ou menos seguro, na América, faz-nos ficar literalmente presos às páginas deste livro.

O narcotráfico, os assassínios, as mortes e as fugas, a intolerância e a descriminação, os abusos, os roubos, as violações, os tetos dos comboios de mercadorias que servem de meio de transporte para milhares de migrantes... embora seja um livro de ficção, porque será que não custa acreditar nessas realidades medonhas?

Um só conselho: leiam-no!

Terminado em 16 de Novembro de 2022

Estrelas: 6*

Sinopse

Ontem Lydia era dona de uma livraria.

Estava casada com o homem que amava.

Vivia rodeada de família e amigos.

Hoje Lydia perdeu tudo.

Tudo, menos o filho, Luca, de oito anos.

Por ele, vai amarrar uma faca de mato à perna.

Vai saltar para um comboio de alta velocidade em andamento.

Vai até ao fim do mundo.

Únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, Lydia e Luca sabem que têm de fugir do México imediatamente. Cada minuto conta. Cada troca de olhares está impregnada de perigo. Em cada momento de fraqueza pulsam a vida e a morte.

Já considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance As Vinhas da Ira, de Steinbeck, Terra Americana é um romance oportuno, incómodo e, acima de tudo, impossível de esquecer.

Cris

12 comentários: