Gostei sobretudo de imaginar Frida a pintar as suas dores retratando, ao fazê-lo, os seus problemas de saúde graves. Gostei também de perceber como a pintura foi fazendo cada vez mais parte da sua vida até não se ver a fazer nada mais do que isso. Interessante foi também, ficar a par do seu amor imenso, louco e quase obsessivo por Diego Rivera, também pintor. A relação por eles partilhada para além de intensa era desconcertante.
Várias fases da vida de Frida Kahlo são retratadas nos seus quadros com muito brilho, misturados com muita dor e sofrimento e estas páginas expressam bem o quanto ela transpôs a sua vida para as telas que pintava. É muito interessante notar essa ligação e, para quem conheça bem a sua obra, conseguir visualizar os quadros com base nas descrições deste livro é um exercício de puro prazer.
As suas limitações e dores, as suas vestimentas e seus adornos coloridos, Diego Rivera, os (as) seus (suas) amantes e o México, tudo brota das telas desta pintora e tornam diferentes os seus quadros.
Uma leitura romanceada que vale bem a pena para quem queira conhecer um pouco da vida de Frida Kahlo!
Terminado a 20 de Agosto de 2022
Estrelas: 5*
Sinopse
Uma declaração de amor à arte, à feminilidade, à liberdade e à coragem de lutar por ela.
México, 1925: Frida quer ser médica, mas um terrível acidente põe fim ao seu sonho. Anos mais tarde, apaixona-se pelo sedutor e grande pintor Diego Rivera e, ao lado dele, mergulha de vez no ambicionado mundo das artes. Sempre assombrada por problemas de saúde e percebendo que a sua felicidade pode ter os dias contados, Frida entrega-se à vida com paixão e descobre como trilhar o seu próprio caminho. Com roupas de cores vibrantes e postura de divindade asteca, a artista cria uma aura muito particular e torna-se uma das pintoras mais veneradas dos nossos tempos.
Frida e as cores da vida é um romance contundente sobre feminilidade, história, arte e liberdade a partir da trajetória de Frida Kahlo.
Um retrato íntimo e pessoal da mulher que se tornou uma lenda.
Cris
Muito interessante a publicação :))
ResponderEliminar-
Vestida de emoções, sem preconceito
Beijos. Votos de uma excelente semana.
Vi, há vários anos, um filme sobre ela e gostaria também de ler este livro.
ResponderEliminarAcho que ias gostar, Alexandra!
EliminarOlá Cristina! Eu adoro Frida Khalo! Sou completamente fascinada pela arte dela, a forma que encontrou de domesticar a sua dor dilacerante, tanto física como mental. Era muito à frente no seu tempo e no nosso também…agitou muitas mentes e demonstrou que a sensualidade e beleza vai muito mais além do que um corpo deformado e rosto pouco consensual…eu adoro o folclore daquela alma, as saias, os brincos exagerados, as convicções fortes…enfim, tudo isto para dizer que tenho há anos, na minha mesinha de cabeceira, uma edição espanhola do livro biográfico de Frida, da autora Hayden Herrera, livro em que se baseia o filme de há uns 15 anos atrás…estou a meio há mais de 10 anos, mas não consigo tirá-lo do meu lado…vou acabar um dia 😉
ResponderEliminarAna, já fiquei com a pulga atrás da orelha com esse livro! Deve ser maravilhoso! Vou cuscar,😉
EliminarOlá,
ResponderEliminarApós ler a sua opinião deste livro, de uma pintora que gosto muito, foi a minha única compra na FL do Porto.
Bjs
Olá Dulce, espero que gostes tanto quanto eu! E trata-se por tu, pf.
Eliminar