Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 2 de agosto de 2022

"As Bruxas de Pendle" de Stacey Halls

Fui a medo para este livro! A capa atraiu-me porque a acho lindíssima (e mais tarde verifiquei que era representativa do conteúdo) mas o título fez-me temer. Bruxas? Hum... Sem ler a sinopse, como gosto de fazer, mergulhei nesta leitura. Não podia estar mais enganada quanto às minhas suspeitas. 

A viagem que fiz foi maravilhosa. Teletransportei-me no tempo, para as regiões quase perdidas de Inglaterra no século XVII, onde as mulheres ainda eram julgadas e condenadas à morte por bruxaria. Esta caça às bruxas (ou caça às mulheres por tudo quanto elas representavam?) aconteceu realmente e foi marcada por momentos de muita tensão, medo e mortes. Ficaram conhecidas como as Bruxas de Pendle e a autora soube, com mestria, retratar o ambiente, reinventar situações e criar uma história ficcionada a partir de um acontecimento verídico.

Fiquei presa de imediato ao ambiente, aos lugares e às personagens principais, Fleetwood e Alice. A sua força e determinação ao lutar contra os valores instituídos, a pitada de mistério que impulsiona a leitura constante, tudo fez para que esta obra fosse lida em pouco tempo.

A cereja em cima do bolo foi perceber no final no que de verídico esta trama se baseou!

Terminado em 29 de Julho de 2022

Estrelas: 5*

Sinopse

Numa época de suspeita e perseguição, o medo do desconhecido pode ser o pior inimigo…

Fleetwood está grávida pela quarta vez. Nenhuma das gestações anteriores teve sucesso, e o seu marido Richard está ansioso por um herdeiro. Quando a jovem encontra uma carta escondida do seu médico, descobre que desta vez ela própria poderá não sobreviver.

Quando conhece Alice Gray, esta promete ajudar Fleetwood a dar à luz um bebé saudável. Contudo, Alice é acusada de bruxaria, e Fleetwood terá de arriscar tudo para provar a inocência da amiga. O julgamento aproxima-se, tal como o momento de a jovem dar à luz, e todas as vidas estão em risco.

Rico em detalhes, extraordinariamente bem construído e baseado nos julgamentos de Pendle Hill, este romance explora os direitos das mulheres no século xvii e levanta a questão: terá sido uma caça às bruxas ou uma caça às mulheres?

Cris


Sem comentários:

Enviar um comentário