Aviso já que este livro foi lido com os olhos do coração e da saudade! Não esperem, por isso, qualquer isenção porque eu própria sabia que ia ser assim desde que ele saiu já há alguns anos.
Leiam a sinopse primeiro se não sabem do que trata o livro.
Foi muito bom retornar a África. Neste caso retornar é a palavra certa. Nasci nessas terras quentes e tive uma infância feliz com uma liberdade grande concedida por quem amava aquelas terras e por quem já lá tinha nascido. Ainda hoje a palavra "retornado" não faz qualquer sentido para mim. Não retornei porque este continente não era o meu. Mas nunca voltei nem tenho vontade. As memórias são coisas minhas e os meus olhos de criança já não existem a não ser nas memórias que guardo e que não quero perder.
Posto isto que mais dizer? Este livro foi um chegar a casa, uma casa que tinha as portas sempre abertas, onde fui feliz. Se não peguei nele mais cedo foi porque os livros têm um tempo certo para ser lidos e a este, sobretudo este, ainda não tinha chegado a altura. Foi agora e foi muito bom!
Terminado a 6 de Janeiro de 2022
Estrelas: 6*
Sinopse
1975, Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos nao têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles. 1975. Lisboa. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe.
Cris
Pela sinopse tudo indica ser um livro fascinante de ler.
ResponderEliminar.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
Olá Cris
ResponderEliminarLi este livro quando saiu e embora eu não tenha a experiência de ser "retornada" tive imensos amigos que o foram, li o livro quase como se fosse um deles pois as suas histórias eram semelhantes... Foi uma leitura emocionante, um livro muito bem escrito e que se lê com alguma dificuldade devido aos sentimentos e emoções que desperta no leitor mas é uma leitura tão essencial para compreender essa fase da nossa história! Concordo inteiramente com as 6*!
Beijinhos
Teresa Carvalho
Olá Teresa! Há qto tempo não te via por aqui! Só achei que poderia fazer falta um glossário para quem não estivesse familiarizado com alguns termos... Beijinho
EliminarGostava de ler este livro. Acompanhei de perto a integração de uma amiguinha "retornada"/nascida em Angola...conheço esse sentir.
ResponderEliminarUm livro que fará despertar, sem dúvida, muitas emoções.
ResponderEliminar