Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 26 de julho de 2021

"A Guerra de Hedy" de Jenny Lecoat

Uma capa que nos leva imediatamente para um local de guerra (II Guerra, pensei logo eu!) mas onde a história é diferente do habitual pois aborda especificamente algo que não é usual e que me fez pensar. Como eram vistas e tratadas as pessoas que falavam alemão como língua primeira, que falavam inglês com sotaque e que pelo seu aspecto exterior parecessem alemãs?

Hedy é uma judia austríaca de Viena que se encontra na ilha de Jersey, uma das Ilhas do Canal. Chegou antes da anexação da Áustria pela Alemanha mas a ocupação das ilhas apanhou-a em pleno. 

A sua narrativa é envolvente. As tentativas que faz para ser invisível levam-na directamente para a boca do lobo. As dificuldades que passa, juntamente com os habitantes da ilha, que se traduziram pela fome e a descrença no terminus rápido da guerra, levam-na a tentar resistir com os meios que possui. A amizade, que vale ouro nesses tempos, com um compatriota amigo, salvam-na várias vezes de ser capturada ou até de entrar em desespero.

Outra questão, muito bem colocada aqui, é o facto de nos apercebermos da ténue linha que separa um colaboracionista de um resistente. E que espaço tem e onde fica o amor quando ele se encontra no lado inimigo?

Gostei muito de ler este livro. Captou de imediato a minha atenção que não esmoreceu durante toda a leitura. Recomendo!

Terminado em 26 de Junho de 2021

Estrelas: 5*

Sinopse

No fim de junho de 1940, as Ilhas do Canal, ao largo da costa francesa, são ocupadas pelas forças nazis.

A jovem Hedy Bercu, uma judia vienense que chegara a Jersey dois anos antes, fugindo da anexação da Áustria pela Alemanha, encontra-se novamente encurralada. Porém, desta vez, parece não haver como escapar.

Apesar de judia, Hedy encontra trabalho como tradutora junto das autoridades ocupantes e começa a participar em atos de resistência. É então que se apaixona pelo tenente alemão Kurt Neumann, iniciando uma relação proibida da qual rapidamente a sua vida passa a depender.

A Guerra de Hedy acompanha a vida desta jovem mulher e a luta que travou para sobreviver à ocupação nazi e evitar a deportação. Baseada em factos verídicos, esta é uma história de coragem, amor e esperança numa época em que a crueldade imperou: a Segunda Guerra Mundial. 

Cris

3 comentários:

  1. Mais um livro para a lista dos livros que gostaria de ler :)

    ResponderEliminar
  2. Parece muito interessante. O primeiro livro que li este ano foi A parteira Alemã e também era uma perspectiva diferente do que já tinha lido antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, eu, como leio mtos sobre este tema, gosto qdo um livro traz qq coisa de diferente. Foi o caso.

      Eliminar