Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

"Viagem ao Infinito" de Jane Hawking

Esta obra foi lida juntamente com algumas amigas livrólicas. O bom destas leituras é o facto de a

podermos discutir enquanto avançamos para a meta estipulada diariamente. Creio que foi consenso geral que o livro se estendeu um pouco mais do que seria desejável para um leitor leigo em física e linguística (algumas partes que abordam estes dois temas mostraram-se desnecessárias, a nosso ver). 

No entanto, no final, o leitor percebe que a autora e primeira mulher de Stephen Hawking, teve necessidade de contar a versão dos factos da sua vida ao lado de um cientista mundialmente conhecido e de purgar todo o sofrimento que passou.

Jane, como ela própria refere, teve de lidar com dois factores deveras difíceis: a doença do marido (sofria de ELA - esclerose lateral amiotrófica), uma doença neurológica incapacitente e mortal e a genealidade do cérebro de Stephan Hawking. A sua vida e de seus três filhos não foi fácil, sobretudo porque os apoios sociais eram quase nulos.

Gostei de conhecer a sua vida embora não nos possamos esquecer que este livro é apenas uma das visões dos acontecimentos, o lado de Jane. De qualquer forma, independentemente da visão de Stephan sobre os acontecimentos relatados por Jane, há bastantes aspectos sobre os quais este livro obriga a uma reflexão. Um deles, que me tocou particularmente, é sobre a fase da vida, para a qual ninguém nos prepara, em que os nossos pais se tornam nossos filhos idosos...

Gostei de ler e conhecer um pouco da vida deste casal e considero que na parte final o enredo tende a  melhorar.

Terminado em 21 de Agosto de 2020

Estrelas: 4*

Sinopse

O professor Stephen Hawking é um dos cientistas mais notáveis e famosos da nossa era, e autor do bestseller científico A Brief History of Time , que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Nestas fascinantes memórias, Jane Hawking, a primeira mulher de Stephen Hawking, apresenta-nos a história do seu extraordinário casamento vista por dentro. Enquanto o prestígio académico de Stephen disparava, o seu corpo cedia aos assaltos da doença neuromotora, e o relato franco de Jane, em que descreve como tentava equilibrar os cuidados constantes que o marido exigia com as necessidades de uma família em crescimento, será uma inspiração para todos.

Em 2015, inspirada neste livro, a história deste brilhante cientista chegou ao grande écran com o filme A Teoria de Tudo,dirigido por James Marsh.

Cris

4 comentários: