O título deste livro chamou por mim! Quem gosta de livros, gosta de ler sobre livros, sobre bibliotecas, sobre personagens que gostam de ler, sobre livros que se referem a livros... A escolha desta leitura foi para saciar um pouco essa curiosidade que me invadiu quando li o título desta obra.
Se gostasse muito de ler romances ligth, tinha adorado à partida a premissa de um amor repentino e intenso como aquele que viveram os protagonistas deste livro. Quatro dias bastaram para que a paixāo tomasse conta dos seus corações. Isso acredito ser possível. Mas, sendo mais "terra a terra", nāo acredito que um amor de quatro dias possa viver para sempre nos corações de quem o vivencia... Perdoem-me os românticos extremos por esta afirmaçāo! É no dia a dia, com a vivência constante, que o Amor pode encontrar a sua verdadeira força, creio. Foi por esta razāo que essa parte da história nāo me convenceu totalmente.
Para além desse pormenor da história, achei a escrita do autor talentosa e convincente pois dei por mim a acreditar na força de um amor "de quatro dias" embora ache que, se pensar com a razāo em vez do coraçāo, tal situação (como já referi) nāo seja verosímel.
Mas, mesmo céptica, fui apanhada tanto pela personalidade marcada do personagem masculino como pela força e beleza do personagem feminino. E pelas cartas de ambos, também. Quem nāo gostaria de viver um amor assim?
Mas a história nāo se fica pelo amor de Jean-Pierre e Paulina. E de todo esse restante enredo gostei muito. O passeio pelas melhores bibliotecas da Europa (que como amante de viagens apontei de imediato), a ideia sublime de deixar recadinhos de amor nesses locais mágicos, a busca de uma história, trinta anos depois, por parte de uma filha que deseja conhecer um pouco melhor a sua māe... Tudo isso me encantou.
Quero dar os parabéns ao escritor. Se me tivessem dado este livro a ler e desconhecesse o sexo do autor, afirmaria sem sombra de dúvida que tinha sido escrito por uma mulher. O livro é de uma sensibilidade e de uma retocada fineza que atribuiria as suas palavras a alguém que, comumente e no geral, achamos possuidores de um sexto sentido: uma mulher.
Por tudo isto digo: amantes de romances e de sonhos este livro é para vocês! Experimentem!
Terminado a 5 de Abril de 2018
Estrelas: 4*
Sinopse
Encontrei-te nas Páginas de Um Livro é um romance sobre a força perdurável do amor. Jean-Pierre Zahardi, galerista na Rive Gauche, é um espírito livre. Paulina Homs, com uma tranquila vida familiar em Barcelona, chega a Paris para o casamento da prima. Como se o destino o tivesse reparado, entre eles nascerá uma atração inesperada que mudará as suas vidas para sempre.
Este livro é a crónica da procura e da reconstrução de uma história de amor, a de Paulina e Jean-Pierre, através das recordações, dos documentos e do testemunho das pessoas que conheceram a paixão clandestina do casal. Será a filha de Paulina, Gina, que descobrirá muitos anos depois da morte da mãe o grande amor que a marcou para sempre.
Aguarda o leitor uma viagem pelas livrarias mais bonitas do mundo, onde estão dispersos os testemunhos misteriosos e comoventes desse amor, e uma viagem no tempo, para descobrir aqueles quatro dias únicos e inesquecíveis. Eternos.
Para mais informações sobre este livro, aceda ao site da Editorial Presença aqui.
Cris
Sem comentários:
Enviar um comentário